A história da amizade improvável entre um gato e um canário foi o mote para juntar dezenas de alunos d’A Voz do Operário na apresentação do livro de Domingos Lobo, O Concerto de Miau e Piu Piu, com ilustrações de Carlos J. Campos. Com um trabalho prévio sobre o conteúdo da obra infantil, as crianças fizeram muitas perguntas relacionadas com a história que narra o amor pela música destes dois animais.
De acordo com Domingos Lobo, “o canário porque canta e o gato porque se deixa embalar perdendo o seu lado felino, esta história tem a ver com o sentido do sonho e de como devemos ser sempre fiéis aos nossos sonhos”. Este é um gato muito especial que tem o sonho de ser maestro de uma orquestra sinfónica e dirigir o canário num concerto no Teatro São Carlos.
Domingos Lobo trazia a ideia na cabeça já há muito tempo. É assim que o escritor e diretor do jornal A Voz do Operário explica por que decidiu publicar um livro infantil aos 75 anos. “Na minha vida literária nunca tinha abordado temas para a infância e a editora Modocromia desafiou-me a escrever uma história para sair agora no Natal”, descreve. Depois de uma apresentação do livro em Salvaterra de Magos, a sessão no espaço educativo da Graça foi para este escritor “a mais estimulante” com grande receção por parte dos alunos. “O diálogo que consegui estabelecer com os miúdos foi muito interessante” e, acrescenta, que entenderam “perfeitamente” a história e a mensagem. “São alunos com uma extraordinária capacidade de apreensão. Sobre a ilustração, considera que é um excelente trabalho de Carlos J. Campos e que os desenhos enquadram muito bem a história.
Domingos Lobo tem vários livros publicados nos quais recorre a diferentes géneros literários.