A batalha de Donbass

A guerra aperta na região de Donbass, onde as tropas russas e separatistas procuram controlar este território de maioria russófona. Cerca de metade das regiões de Donetsk e Lugansk está nas mãos das forças ucranianas, numerosas e bem entrincheiradas desde o começo da guerra civil em 2014.

“O leitor, o espectador, deve ser por definição crítico e desconfiado.”

Nuno Ramos de Almeida é jornalista há mais de trinta anos. Passou pelas principais redacções nacionais e conhece bem o sistema de produção mediática. Falámos com ele também a propósito da guerra entre a Rússia e a Ucrânia, onde critica o papel de jornalistas que se assumem propagandistas, esquecendo as regras do jornalismo. Reflecte sobre a função que o jornalismo pode e deve ter no conhecimento das contradições da realidade e dos perigos de uma sociedade avessa aos factos e à crítica.

Economia de guerra: os mesmos de sempre a pagar

A guerra provoca efeitos que variam em função da posição que cada um ocupa.
Vejamos o caso dos 51 representantes do congresso dos EUA, os quais, no dia seguinte à morte do general Iraniano Soleimani, ordenada por Donald Trump, viram as suas acções valorizar.

A espiral dos lucros vive à conta dos baixos salários

Portugal caracteriza-se por uma elevada desigualdade na distribuição da riqueza, nomeadamente entre o trabalho e o capital, contexto agora agravado pela acentuada subida de preços de bens e serviços essenciais, com o Governo a anunciar que não iria rever a política salarial para evitar uma “espiral inflacionista”.

Programa de Governo não resolve problemas estruturais

Na base do terceiro programa do Governo, que foi discutido pela Assembleia da República no início de Abril, esteve o programa eleitoral do PS às eleições legislativas. A discussão terminou com o chumbo da moção de rejeição do Chega, que teve votos contra de PS, PCP, BE, PAN e Livre e abstenções de PSD e IL.

Exposição sobre o 25 de abril realizada pelos alunos do 2º ciclo

Na oferta complementar de Projetos Interdisciplinares, e partindo de uma temática abrangente e definindo, a priori, um produto final de âmbito comunitário, os alunos do 2º ciclo, desenvolveram umaexposição sobre o 25 de Abril de 1974. Em pequenos grupos dentro do grupo-ciclo, definiram subtemas e objetivos a atingir, transversais aos conteúdos das diferentes disciplinas e … Continue reading Exposição sobre o 25 de abril realizada pelos alunos do 2º ciclo