A crise que comprime salários e inflaciona preços e lucros

A inflação galopante pode atingir os 8% mas os salários estão longe de acompanhar esta subida, ao contrário das grandes empresas, que veem os seus lucros aumentar extraordinariamente. No setor público, os aumentos salariais não ultrapassam 1% e, no setor privado, 2,2%. As reformas terão aumentos apenas entre 0,24 e 1% e, já em 2020, 11,2% dos trabalhadores viviam em condições de pobreza

“O tempo foi arrebatado pelo Mundo adulto!”

Na sua cerimónia de jubilação, o Professor Carlos Neto subiu ao palco sentado num carrinho de rolamentos, puxado pelo neto. Jogo e Desenvolvimento Motor da Criança: um Percurso/uma Causa foi a sua última lição. Fala-nos de como “o Tempo foi arrebatado pelos adultos” e que o brincar pode ser a terapia perfeita para o Mundo real.

Dificuldades na saúde reflectem falência da política do governo

A demora a substituir a ministra da Saúde Marta Temido, que apresentou a demissão no dia 30 de agosto, tem motivado discursos acesos dos partidos da oposição à direita do PS. António Costa garantiu que, com a substituição de Marta Temido, apenas muda a “personalidade” ou poderá mudar “a energia ou o estilo”: a política de saúde permanecerá.

Quando a escola é um lugar estranho

O Ministério da Educação revelou que o número de alunos estrangeiros nas escolas públicas aumentou 47% de 2018 a 2020. O crescente número de alunos estrangeiros no ensino público é um desafio que a comunidade educativa muitas vezes estranha e o sistema educativo tarda em entranhar.

Chovem bombas em Donetsk

Petrovsky é um dos bairros de Donetsk mais próximos da linha da frente. Não há um único dia em que não haja um bombardeamento sobre esta zona da cidade. A população e as autoridades acusam as forças ucranianas de atingir alvos civis.

Uma Escola, Um Lugar

Entre o momento em que estas linhas são escritas e a sua leitura editada no jornal d’ A Voz do Operário, terá passado menos de um instante. Assim sendo, propomo-nos a escrever aquilo a que alguns chamariam de “um texto arriscado”. Arriscado porque discorremos sobre uma viagem que está, em grande medida, a começar, com a absoluta convicção do porto seguro aonde iremos chegar, mesmo que ainda nos falte passar pelas mais duras tempestades.

Internacional

Read More