Voz

Ensino

Alunos da Ajuda e Graça fazem acantonamentos

Serra da Lousã e Palmela receberam meninas e meninos d’A Voz do Operário.

O Recanto das Mil Pétalas, em Palmela, recebeu o acampamento das crianças do Espaço Educativo da Ajuda. Foi aqui que estas meninas e meninos puseram em prática o trabalho do final de ano, contactando uma realidade diferente da habitual e conhecendo novas pessoas. Segundo Dora Agostinho, coordenadora técnica-pedagógica, “tiveram a oportunidade de conhecer o castelo, contactaram com a vegetação local e etiquetaram árvores”. Como resultado, construíram uma exposição sobre os momentos que lá passaram e as visitas que fizeram. As pessoas que visitavam a exposição deparavam-se com diferentes elementos da natureza que apelavam aos sentidos com a sinalização devida se era apenas para cheirar, tocar ou ver. Na sala vizinha, estavam expostos todos os trabalhos efetuados ao longo do ano no jardim de infância.

Por outro lado, cerca de 200 crianças do pré-escolar e do 1.º ciclo do Espaço Educativo da Graça viveram experiências diferentes nos arredores da Serra da Lousã. Longe da rotina e do seu “habitat natural”, descobriram em conjunto um mundo distante do seu. Experimentaram atividades radicais, contactaram com a natureza e aprenderam a brincar com muitos jogos na água. Foram muitas aprendizagens construídas em coletivo como é prática n’A Voz do Operário.

Para além destas ricas experiências, todos os espaços educativos receberam arraiais e festas de fim de ano em que, uma vez mais, esteve presente o envolvimento de toda a comunidade, incluindo alunos, funcionários, pais e outros sócios da instituição.

Artigos Relacionados