Voz

Escolas

Que comece o ano letivo!

Estes últimos dois últimos anos letivos foram tempos de reinvenção, de resiliência, de mudança e de conquista de novos territórios para a educação. Mais do que, apenas, uma conquista na área das tecnologias informáticas, cada um de nós conseguiu encontrar formas de trazer para o campo da educação o melhor que tinha disponível nos seus recursos emocionais e foi sem dúvida isso que nos conseguiu levar durante estes últimos dois anos letivos.

A Voz do Operário, sempre quis que no ensino-aprendizagem, andassem de mãos dadas os currículos e as pessoas que os ensinam e aprendem, sem nunca deixar de olhar para cada um como uma pessoa que o apreende de um modo próprio e único. As escolhas que cada um faz no ensino e na aprendizagem desse currículo traçam-se de um modo democrático, vivido e sentido por cada um, de forma individual, mas que só toma o rumo certo quando é partilhado, de um modo uno por todos os que fazem parte dessa gestão. Sentimos sempre que este caminho foi alcançado, mesmo quando nos diziam que estávamos no “ensino à distância”. Nós nunca estivemos longe uns dos outros, nós estivemos sempre próximos, sempre partilhámos e cooperámos em todos os momentos e com todos os agentes da comunidade educativa. Foi esta proximidade, afeto e confiança que já tínhamos uns nos outros que nos permitiu avançar com destreza por caminhos que pareciam tão áridos e ter sucesso, conseguir que ninguém ficasse sozinho na construção do seu saber. 

Hoje esperamos que esse caminho, que trilhámos juntos, sirva para continuarmos mais fortes, num trabalho de confiança, proximidade, cooperação e partilha, dentro e fora da sala de aula. 

Este ano letivo, que agora começa, traz-nos desafios, como todos os outros e isso aviva a chama de ensinar e de aprender, o que só pode ser uma coisa muitíssimo boa.

Iremos continuar a ter como prioridade o uso do espaço exterior como uma extensão da sala de aula, trabalho que já iniciamos no ano letivo passado e que foi avaliado e melhorado, de modo a conseguirmos que todos os espaços d’A Voz do Operário sejam de qualidade e alinhados dentro de um espírito de trabalho cooperado e colaborativo, com uma gestão democrática e partilhado entre todos os que dela fazem parte.

Queremos que seja um ano que, apesar de ainda dentro de uma pandemia, mantendo todos os cuidados que temos tido até então, seja um ano de erguer um pouco mais a cabeça e voltar a olhar mais uns para os outros, a tomar mais conta da nossa comunidade, da nossa escola, do nosso bairro e da nossa cidade. Temos tantas saudades desses abraços aos espaços, à vida que se pode ter nesses espaços e das pessoas que os enchem de alegria. Respeitando o que são as diretrizes da Direção Geral de Saúde e do Ministério da Educação, esperamos que consigamos, gradualmente, voltar a estar em pleno na educação, dentro e fora de portas, porque para se educar uma criança é preciso, realmente, uma aldeia, cheia de gente diversa. 

A diversidade traz-nos riqueza educativa e capacidade de ver o mundo com todas as cores que tem, com todas as formas com que se apresenta, e educa-nos a ser resilientes e capazes de superar as dificuldades individuais, de modo a que consigamos depois colaborar uns com os outros de forma realmente inclusiva. 

Todos os anos recebemos novas pessoas na nossa comunidade e apesar de todos os anos também saírem pessoas do nosso espaço físico, nunca sentimos efetivamente que saem da nossa comunidade, porque quando se pertence a uma comunidade como a d’A Voz do Operário, é como se ficássemos com um sentimento de pertença, que nos aquece para sempre. Por isso esta comunidade está sempre a crescer. 

A todos os que chegam de novo, sejam muito bem vindos e preparem-se para fazer parte de uma grande família, sempre em construção, aos que agora vão fisicamente explorar novas casas, já sabem que esta vossa casa, está sempre pronta para vos abraçar e que como coletividade que é, vos espera como sócios, para continuarmos a caminhar juntos.

Que o ano letivo 2021_ 2022 seja um retomar da nossa Voz do Operário em pleno e da vida das pessoas no Mundo. Num Mundo que queremos com esperança no ser humano e nas boas escolhas que ele será capaz de fazer.

Bom ano letivo para todos nós.

Artigos Relacionados