Voz

Cultura

4.ª Gala de Fado d’A Voz do Operário já tem programa

Decorreu no passado 21 de setembro a apresentação do programa da 4.ª Gala de Fado d’A Voz do Operário. A sessão teve lugar no auditório João Hogan, na sede da instituição, com uma participação que, segundo Vítor Agostinho, diretor-geral d’A Voz do Operário, superou as expetativas, considerando o contexto pandémico. O diretor, dirigindo-se aos presentes, demonstrou o contentamento da organização face à realização da gala, comprometendo-se com a adoção das medidas necessárias – desde logo a redução da lotação da sala – a fim de garantir a segurança de todos os participantes.

Num segundo momento, Rita Morais, membro da organização, anunciou o programa da edição de 2020, relembrando que a Gala é constituída por duas vertentes principais: o espetáculo de vários fadistas convidados e a atribuição de prémios a “figuras que prestaram ou vêm prestando um papel destacado na história e revelação do fado enquanto expressão cultural, bem como para A Voz do Operário”. Assim, a 4.ª edição do evento irá atribuir os seguintes prémios: Prémio Tributo a Jorge Fernando; Prémio Compositor Guitarra a Arménio de Melo; Prémio Compositor Viola a Nel Garcia; Prémio Lisboa a Maria José Valério; Prémio Solidariedade a Sérgio Godinho; Prémio Popular a Conceição Ribeiro; Prémio Carreira a Maria da Fé e Nuno Aguiar; Prémio Divulgação à ACOF – Associação Cultural o Fado; Prémio Poesia e Literatura a Maria do Rosário Pedreira; Prémio Revelação a Bruno Alves e Catarina Dionisio; Prémio Artes e Espetáculo a Filipe La Feria.

Já os músicos convidados serão, nesta 4.ª edição, Patrícia Costa, Duarte, Fernanda Moreira, Jorge Baptista da Silva, Maria Emília e Maria Mendes. A acompanhar todos os cantores, estarão os instrumentistas Alexandre Silva, na viola, Nuno Lourenço, na viola baixo e Pedro Amendoeira, na guitarra portuguesa.

Os bilhetes já estão à venda e custam entre 7,5 e 15 euros. A organização relembrou ainda que esta gala se distingue pelo caráter solidário, contando com a participação voluntária todos os artistas. O objetivo, a par da divulgação do fado enquanto expressão cultural e do reconhecimento público das suas personalidades, consiste na angariação de fundos para as obras de requalificação do salão de festas d’ A Voz do Operário.

No final da apresentação do programa, houve lugar à atuação dos prémios revelação, Bruno Alves e Catarina Dionísio, que assim fizeram antever um pouco do espetáculo que se realizará no próximo dia 8 de novembro, pelas 15 horas, no icónico salão de festas da centenária instituição.

Artigos Relacionados