Voz

Presidente

Atividade em curso e Plano para 2022

Ultrapassada boa parte das medidas de contingência com vista ao combate à pandemia, aos poucos a vida associativa vai-se desenvolvendo n’A Voz do Operário com quase total normalidade, acompanhando assim a atividade educativa que há muito havia regressado ao desenvolvimento regular, bem como a atividade social, que sempre foi desenvolvida em pleno.

Foi já possível concretizar iniciativas de abertura do ano letivo com a participação dos pais, onde apresentámos o projeto Educativo d’A Voz do Operário, caraterizado pela aprendizagem dialogada, como uma concretização das propostas pedagógicas em associação como o Movimento da Escola Moderna.

Tivemos uma boa procura nos nossos sete equipamentos educativos, que ficaram praticamente lotados, tendo mesmo sido abertas novas salas em situações pontuais. Como sabem, foi-nos atribuída pela Câmara Municipal de Lisboa a gestão de mais dois equipamentos educativos, um na Madre de Deus e outro no Parque das Nações, os quais ainda não se encontram concluídos, faltando igualmente contratualizar a sua cedência por parte do Município bem como proceder ao acordo de cooperação com a segurança Social, pelo que só então estaremos em condições de abrir estes novos equipamentos educativos. 

Na área social, o apoio domiciliário e o refeitório social prosseguem a sua atividade, ao mesmo tempo que continua a ser facultada a refeição nas suas residências aos utentes do Centro de Convívio. Por outro lado, estamos também à fornecer mais de 400 refeições diárias de acordo com o protocolo celebrado com a Câmara Municipal de Lisboa no âmbito da resposta social de emergência alimentar.

Os nossos espaços voltam a ser utilizados com múltiplas iniciativas de índole cultural ou outro, tanto por iniciativa d’A Voz do Operário, como de outras entidades que procuram os nossos espaços para aí desenvolverem as suas atividades. De entre as múltiplas iniciativas, salientamos a realização de mais uma edição do festival “O Jazz tem Voz”, organizado pela Clave na Mão em parceria com A Voz do Operário, que decorreu nos passados dias 9 e 10 de outubro ao ar livre no Largo Santa Marinha e nos dias, 15,16 e 17 no nosso Salão de Festas.

No próximo dia 7 de novembro, teremos mais um momento alto na programação cultural da nossa Instituição, com a realização da 5ª Gala de Fado Voz do Operário, mais uma vez com um elenco de luxo onde iremos premiar artistas de reconhecido valor, com uma íntima ligação ao Fado e à Voz do Operário, dando assim continuidade ao elevado êxito e prestígio alcançado com a realização das anteriores Galas.

Sempre existiu uma forte ligação da Voz do Operário ao Fado, bem espelhada na revista “O Fado n’A Voz” que publicámos em 2017, em que inúmeras foram as personalidades que ajudaram a manter viva esta atividade, através de sessões de Fado n’A Voz do Operário, ao mesmo tempo que o nosso Jornal tem sido um espaço aberto para muitos autores aí registarem os seus poemas, defendendo o Fado enquanto expressão cultural das classes trabalhadoras.

A 19 de novembro, teremos nas nossas instalações uma nova edição do Festival de Flamengo.

Está convocada a Assembleia Geral para o próximo dia 18 de novembro, para a qual apelamos à participação dos sócios, onde será apreciado o Plano de Atividades e Orçamento para 2022 o qual prossegue a linha de rigor, por forma garantir a sustentabilidade económica d’A Voz do Operário, designadamente atendendo aos novos desafios que nos estão lançados, apostando no incremento das atividades letivas e sociais com a manutenção da elevada qualidade do serviço prestado, valorizando e rentabilizando o património, prosseguindo a publicação regular do Jornal, mantendo atualizados os nossos sites e a divulgação nas redes sociais, promovendo iniciativas culturais diversificadas e participando ativamente no movimento associativo.

Celebraremos o nosso 138º aniversário e participaremos nas comemorações do 25 de Abril e do 1º de Maio, bem como nas Festas de Lisboa, que esperamos já se possam realizar em toda a plenitude, retomando os desfiles da nossa marcha infantil e os arraiais populares.

Prosseguimos o projeto da Voz do Operário cumprindo os desígnios dos seus fundadores, e de muitas gerações de dirigentes, sócios e amigos, que sempre colocaram A Voz do Operário na linha avançada em prol dos trabalhadores.

Artigos Relacionados