O aniversário d’A Voz do Operário é, nas zonas do Restelo e Ajuda, dia de frenesim e agitação. O corrupio dos que desde cedo se movimentam é já a tradução da preparação que se vem fazendo desde há muito. Há bolos e lanches para fazer, decorações para pendurar, histórias com h grande para contar, parabéns para cantar e sempre mais alguma coisa para partilhar.

O aniversário d’A Voz do Operário é, no Espaço Educativo da Ajuda, sempre tema para curiosidades e aprofundamento de conhecimento e aproximação da nossa instituição. A propósito da aproximação do 137º aniversário d’A Voz do Operário, surgiu, enquanto projecto colectivo, a necessidade de conhecer melhor e mais aprofundadamente a história do nascimento e crescimento daquela que é, para tantos, a sua segunda casa. O conhecimento nascido deste projecto, concretizado por algumas das crianças do 1º ciclo, serviu de pilar para planear e preparar as celebrações do aniversário deste ano. Uma das mais significativas descobertas feitas foi a igualmente importante celebração dos 140 anos do jornal d’A Voz do Operário. Assim, foi construído um jornal de parede, com várias colunas de interesse. Desde palavras cruzadas com conceitos como paz, amizade ou solidariedade, a um horóscopo carregado de sátira e humor, passando por um comovente texto de homenagem à instituição, à sua história e de como a escola se apresenta enquanto estandarte dos princípios que defendemos.

Se nuns lados temos as crianças enquanto vanguarda das celebrações, noutros tal não é possível. O Espaço Educativo da Creche da Ajuda tem como característica singular ser o único espaço educativo d’A Voz do Operário com apenas uma valência. Esta característica torna mais desafiante a tradução do momento simbólico que vivemos para crianças com idades até aos 2 anos, mas é uma oportunidade especial para aproximar cada família da “casa” que os recebe todos os dias. Para materializar esta proximidade pedimos a cada família que fizesse um pequeno vídeo com uma mensagem de parabéns à nossa instituição. Os vários vídeos que recebemos foram compilados e estiveram em apresentação ao longo de todo o dia 13. Todas as famílias e todas as crianças puderam ver-se e rever-se em cada mensagem e desfrutar de um pouco da intimidade de cada um.

No Espaço Educativo do Restelo quisemos fazer a devida homenagem ao jornal d’A Voz. Assim, decidimos que iríamos transformar a newsletter semanal que costumamos enviar aos pais com as notícias da escola, num jornal! O resultado final foi motivo de grande alegria e orgulho para toda a comunidade educativa, tendo cada exemplar sido vendido pelos “jornaleiros da escola” a todas as famílias. Este jornal foi o resultado do trabalho desenvolvido em cada sala em torno da história d’A Voz do Operário e que deixa sempre muitas crianças com vontade de expressar a sua ligação à instituição através de produções diversas. Este património cultural, criação livre de quem deseja materializar sentimentos e emoções, foi exposto na escola, em tom de homenagem. Homenagem de duas vias, diga-se, porque tanto homenageiam os criadores a casa que os acolhe, como o espaço de criação, aqueles que nele crescem.

O final do dia teve o seu momento mais simbólico, momento esse vivido certamente com a mesma intensidade, nas sete escolas, independentemente das múltiplas dinâmicas de cada espaço: Cantar os parabéns à Voz do Operário! E não será fácil ficar indiferente à perspectiva de, eventualmente, nem que tenha sido por um segundo, pensar que mais de 1000 crianças terão cantado, ao mesmo tempo, os parabéns à sua Voz do Operário.

Artigos Relacionados