Voz

Fado

IV Gala de Fado d’A Voz do Operário em Novembro

Está em marcha a preparação da edição de 2020 do evento cultural dedicado ao fado, iniciado em 2017 pel’A Voz do Operário, que terá lugar dia 8 de novembro, pelas 15h, no célebre salão de festas da Sociedade de Instrução e Beneficência.

O anúncio público dos homenageados e do elenco será feito no final de setembro, numa sessão aberta, que terá também lugar na sede da centenária instituição. Para já, a organização avança que à semelhança da edição passada, serão homenageadas onze figuras do mundo do fado, divididas em nove categorias que assinalam desde compositores, a poetas, passando pelos fadistas populares e em início de carreira. Desta forma, a organização pretende abranger as várias vertentes do fado, onde os grandes vultos mais mediáticos, diz, têm um papel de destaque na massificação do fado enquanto expressão cultural de grande relevo no país, mas onde não é possível esquecer todos os envolvidos, porque o fado não existe sem músicos, intérpretes novos, poetas, ensinamentos ancestrais, e berços. Nesse sentido, a organização destaca o papel das coletividades da cidade e fadistas populares, que alimentam o fado a partir das bases. “Sem este património que cresce nas coletividades e nos bairros, este estilo musical perderia a sua força e a sua raiz popular. “Para a permanente reinvenção do fado é muito importante que as bases continuem a ser algo vivo e muitas destas pessoas e coletividades têm um papel fundamental e é essencial reconhecê-lo.”.

A Gala de Fado d’A Voz do Operário já homenageou grandes figuras ligadas ao fado como Carlos do Carlos, Cidália Moreira, Ricardo Ribeiro, Luísa Amaro, António Chainho, Ada de Castro, Helder Moutinho, José Luís Gordo, Maria Amélia Proença, entre muitos outros.

As primeiras três edições do evento contaram com a co-produção da produtora musical dedicada ao fado, Música Unida. Este será o primeiro ano que a centenária Sociedade de Instrução e Beneficência terá em mãos, sozinha, a organização, em consequência do desaparecimento de Pedro Luís, principal vulto da co-produtora, falecido em 2019.

Face aos desafios colocados pela Covid-19, a organização irá reduzir o número de lugares da sala em cerca de um terço, e compromete-se a adoptar todas as medidas de higiene necessárias à segurança de todos os participante e espectadores. Os bilhetes ainda não foram postos à venda, mas a organização está já a aceitar reservas.

Artigos Relacionados