No próximo dia 31 de março, realiza-se a Assembleia Geral em que iremos apresentar à aprovação dos sócios o relatório de atividades e as contas do exercício de 2021.

Como sabemos, o ano de 2021 não foi fácil para A Voz do Operário, tendo sido particularmente afetado pela pandemia da Covid19.

A nossa atividade letiva presencial voltou a ter um período de suspensão, mas tudo fizemos para que as nossas crianças, nos vários níveis de ensino, continuassem a ser acompanhadas, reproduzindo-se tanto quanto possível as dinâmicas de sala e tentando garantir o percurso e progresso de cada criança. Apesar desse período, a norma foi o ensino presencial (nada pode substituir a sua riqueza, a todos os níveis) podendo hoje dizer, que fomos bem sucedidos na conjugação de ambas as situações, não deixando de aplicar em toda a sua dimensão o projeto educativo d’A Voz do Operário.

Tivemos uma boa procura nos nossos sete equipamentos educativos, que ficaram praticamente lotados, tendo mesmo sido abertas novas salas em situações pontuais. 

Foi já possível concretizar iniciativas de abertura do ano letivo com a participação presencial dos pais, onde apresentámos o nosso projeto educativo e debatemos os planos para o novo ano escolar.

Como sabem, foi-nos atribuída pela Câmara Municipal de Lisboa a gestão de mais dois equipamentos educativos, um na Madre de Deus e outro no Parque das Nações, os quais se encontram em fase de conclusão, faltando igualmente contratualizar a sua cedência por parte do Município bem como proceder ao acordo de cooperação com a segurança Social, pelo que só então estaremos em condições de abrir estes novos equipamentos educativos.

Na área social, o apoio domiciliário e o refeitório social prosseguiram a sua atividade, ao mesmo tempo que foi facultada a refeição nas suas residências aos utentes do Centro de Convívio. Por outro lado, fornecemos mais de 400 refeições diárias de acordo com o protocolo celebrado com a Câmara Municipal de Lisboa no âmbito da resposta social de emergência alimentar.

Por proposta da Associação das Colectividades do Concelho de Lisboa, A Voz do Operário foi agraciada pela Confederação Portuguesa de Coletividades de Cultura Recreio e Desporto, com o galardão de Reconhecimento e Mérito “por tudo o que tem feito ao longo dos anos, inclusive durante o estado de emergência de 2020 e 2021 em que nunca parou as suas atividades, designadamente o fornecimento de alimentação e outros apoios aos mais desfavorecidos”.

Comemorámos o 138º aniversário d’A Voz do Operário, no próprio dia 13 de fevereiro numa sessão por videoconferência que contou com a participação de várias centenas de sócios e de trabalhadores da Instituição e depois em maio numa sessão solene já presencial, onde homenageámos a resistente antifascista Conceição Matos, em reconhecimento de uma vida inteiramente dedicada às causas dos trabalhadores e do povo português.

Devido às restrições impostas pelo combate à pandemia, não se realizaram as Festas Populares de Lisboa, não tendo havido a nossa Marcha Infantil. Mesmo assim, cumprindo todas as normas de segurança, abrimos o nosso retiro o Beco de Lisboa, onde tivemos sardinhas e outros petiscos típicos do verão alfacinha, num reservado espaço ao ar livre.

O nosso Salão de Festas voltou a ser utilizado com múltiplas iniciativas de índole cultural, salientando-se a realização da 5ª Gala de Fado Voz do Operário e do Festival “O Jazz tem Voz”.

Obtivemos em 2021 a licença de utilização do imóvel da Calçada Agostinho de Carvalho (após a reabilitação anteriormente concluída), tendo-se procedido ao arrendamento de todas as suas frações.

Todo este importantíssimo desempenho, num ano particularmente difícil, só foi conseguido graças à grande dedicação e empenho dos trabalhadores d’A Voz do Operário, que quer no decurso da sua atividade presencial ou no trabalho à distância, sempre desempenharam as suas tarefas com inexcedível empenho e dedicação.

Do ponto de vista económico e financeiro, conseguimos manter uma situação de equilíbrio, tendo-se atingido um resultado líquido ligeiramente positivo, prosseguindo assim o rumo de sustentabilidade. 

Assistimos atualmente a um significativo alívio nos impactos da pandemia, mas nem por isso deixamos de ter pela frente importantes desafios, os quais enfrentaremos com toda a confiança.

Artigos Relacionados