Voz

Escolas

“A voz das crianças na comunidade”

A nossa intervenção pedagógica não se restringe da porta para dentro e, como tal, olhar para a comunidade envolvente como um todo é o que defendemos na nossa escola!

Sendo as saídas ao exterior uma rotina da nossa escola, quando as mesmas ocorrem, algumas crianças verbalizam o que lhes chama a atenção, mas também coisas de que não gostam na comunidade: lixo no chão, dejetos de animais no passeio, carros mal-estacionados que impossibilitam a nossa passagem. Para dar resposta a esta problemática, as crianças partilharam estes temas em grande grupo e, a partir daí, surgiram mais alguns temas que os preocupavam, como a violência – “Não gostamos de violência, discussões e palavras feias”. 

Muitos temas eram comuns à maioria das salas da escola e como as comemorações do 25 de abril se aproximavam, todos juntos decidimos fazer um projeto de intervenção com a participação de todos: crianças, famílias e adultos da escola. Como defendemos, “os alunos intervêm na comunidade educativa como fonte de conhecimento para os seus projetos de estudo” (A Voz do Operário: Projeto educativo; pp 5).

Este projeto foi o palco para darmos voz e termos um papel ativo na nossa comunidade, dando um contributo para a resolução de algumas necessidades encontradas no nosso meio envolvente – o que está intimamente ligado com o bem estar das nossas famílias e consequentemente com o das crianças que frequentam a escola. 

Cuidar do espaço comum deve ser uma preocupação de todos nós e valorizamos que este olhar crítico seja fomentado desde cedo, tornando-nos cidadãos ativos na sociedade. A participação ativa e a prática democrática que vivenciamos em sala foi para a rua dando real significado à nossa filosofia educativa. 

Como a liberdade de expressão é uma das principais conquistas do 25 de abril, considerámos relevante dar voz às crianças e às famílias com uma manifestação, sugerindo algumas mudanças de comportamento simples que poderão fazer toda a diferença a longo prazo. 

Como aconteceu?

Depois de cada grupo discutir as suas ideias, identificámos quatro aspetos que poderíamos mudar na nossa comunidade e quais as ações para os resolver. As crianças propuseram soluções para melhorar ou eliminar os problemas, que esquematizámos na tabela de “Problemáticas e Soluções”.

O que fizemos? 

Com a ajuda da professora de música construímos uma canção sobre esta temática. Decidimos que era importante manifestarmos a nossa opinião à comunidade. Com a participação das famílias, construímos cartazes e panfletos que distribuímos à população envolvente à escola. No dia da comemoração do 25 de abril, de cartazes erguidos cantámos pelas ruas e fizemos ouvir a nossa voz. 

Num dos nossos momentos de trabalho de texto, construímos uma carta que endereçámos à presidente da Junta de Freguesia, onde expusemos as nossas preocupações. Recebemos a sua visita e tivemos oportunidade de conversar sobre as nossas preocupações. Nos dias seguintes, vários elementos da Junta de Freguesia vieram recolher o lixo espalhado pelo chão.

O que estamos a fazer para mudar

Certos de que cada criança levou esta vivência para o seu contexto familiar e que este tema necessita de uma constante intervenção, planeámos algumas estratégias que queremos implementar a longo prazo:

– Reutilizar materiais para novos fins;

– Construir mais ecopontos;

– Enviar uma carta ou e-mail para a Câmara Municipal da Moita para encontrar mais soluções;

– Enviar uma carta ou e–mail para a PSP, a fim de encontrar mais resoluções para os problemas de estacionamento.

Artigos Relacionados