Voz

Teatro

Dançar ideias, pensar outros ritmos, inventar novos movimentos

Real Pelágio, Associação Cultural

Chegámos ao final de mais um ano, e não deixa de ser um ciclo que se renova, e um tempo de balanço necessário para retomarmos o movimento.

No Centro de Formação Artística, as sessões semanais extracurriculares para crianças, no Teatro da Voz, acompanharam esta pausa letiva: Laboratório – Oficina multidisciplinar de movimento, música e direitos humanos com Fernando Baggio, Magnum Soares e Simone Longo de Andrade, oficina de Ritmo e Percussão, com Fernando Baggio, e o Grupo de Leitura Livre, com Susana Ribeiro Martins.

Desde outubro, foram semanas vividas com grande intensidade. Os grupos foram-se conhecendo e descobrindo novas formas de comunicar intenções e ações, através da exploração livre de sons, pensamentos, movimentos e livros. “Qual é o som que habita dentro do teu corpo? Se pudesses reproduzir esse som por uma palavra, qual seria? Que som tem o teu cansaço?”, ouviu-se numa sessão do Laboratório. “Porque é que vivemos? Porque é que precisamos uns dos outros? Os outros seriam os mesmos se tu não existisses?”, perguntava-se no Grupo de Leitura Livre.

Para além destas atividades, que retomam a sua regularidade em janeiro, o segundo período letivo marcará o início de mais uma edição de formação artística integrada no plano curricular do primeiro ciclo do ensino básico da Escola da Graça A Voz do Operário, envolvendo 8 turmas. O projeto estende-se ainda a 2 turmas da Escola Básica do Castelo. Integram esta formação: a oficina Ler o mundo através dos direitos humanos, com Simone Longo de Andrade, a oficina de Teatro e Movimento, com António Simão, Dança, com Magnum Soares e Filipe Baracho, e um atelier de som, com Simão Costa.

Em janeiro, no Teatro da Voz, retomamos também as aulas semanais de Dança Contemporânea para adultos, estudantes e profissionais das artes performativas, com Beatriz Valentim. Ainda há vagas! (para mais informações beatriztorraovalentim@gmail.com).

Artigos Relacionados