Voz

Presidente

Prosseguir a atividade, garantir o futuro

A Voz do Operário prossegue com uma intensa atividade nas suas diferentes valências de atuação, designadamente nas áreas educativa, social, cultural e associativa.

Promovemos em todos os equipamentos educativos importantes iniciativas de abertura do novo ano letivo, com uma ampla participação dos encarregados de educação, onde debatemos e apresentámos o projeto Educativo d’A Voz do Operário, que se fundamenta no paradigma da comunicação, seguindo o modelo do Movimento da Escola Moderna, consubstanciando-se num ensino democrático e inclusivo, baseado na liberdade/responsabilidade dos alunos, em que cada um tem espaço para progredir ao seu ritmo, desenvolver a sua criatividade e as suas potencialidades e descobrir paixões e vocações.

Tivemos uma boa procura nos nossos sete equipamentos educativos, com várias situações lotadas e lista de espera. Como é sabido, a nossa oferta abrange os níveis de Creche, Pré-escolar, 1º ciclo e 2º ciclo, distribuídos por sete equipamentos educativos (Graça, Ajuda, Restelo, Alto da Ajuda, Laranjeiro, Lavradio e Baixa da Banheira). Esperamos ainda que brevemente possamos vir a ter um novo espaço educativo no Parque das Nações.

Apesar do bom nível de inscrições, ainda existem algumas vagas pontuais, pelo que continua a fazer todo o sentido que prossigamos a divulgação da relevante qualidade da educação realizada pel’A Voz do Operário.

Na área social, o apoio domiciliário, o Centro de Convívio e o refeitório social, prosseguem a sua muito relevante atividade.

Os nossos espaços continuam a ser utilizados com múltiplas iniciativas de índole cultural ou outro, tanto por iniciativa d’A Voz do Operário, como de outras entidades que procuram os nossos espaços. 

No próximo dia 6 de novembro, teremos mais um momento alto na programação cultural da nossa Instituição, com a realização da já consagrada Gala de Fado Voz do Operário, que nesta sua 6ª edição contará mais uma vez com um elenco de luxo, onde iremos premiar grandes personalidades e coletividades com uma íntima ligação ao Fado e à Voz do Operário, dando assim continuidade ao elevado êxito e prestígio alcançado com a realização das anteriores Galas.

Saliente-se que este é também um espetáculo solidário, em que os artistas participam de forma voluntária, destinando-se as verbas angariadas ao prosseguimento da renovação do nosso Salão de Festas.

É bem conhecida a forte ligação d’A Voz do Operário ao Fado, espelhada na nossa revista “O Fado n’A Voz”, em que inúmeras foram as personalidades que ajudaram a manter viva esta atividade, através de sessões de fado nas nossa instalações, ao mesmo tempo que este jornal tem sido um espaço aberto para muitos autores aí registarem os seus poemas, defendendo o Fado enquanto expressão cultural das classes trabalhadoras.

Não obstante a muita atividade em curso, importa ter presente que a conjuntura que atravessamos vem acarretando significativas dificuldades económicas para A Voz do Operário, designadamente pelo grande aumento dos custos suportados.

Na Assembleia Geral que se realizará no próximo dia 23, para a qual apelamos à participação dos sócios, será apresentada a situação atual e colocado à sua apreciação e votação o Plano de Atividades e Orçamento para 2023, o qual prossegue uma linha de rigor com vista a ultrapassar as dificuldades atuais e garantir a sustentabilidade económica d’A Voz do Operário, apostando no incremento da atividade com a manutenção da elevada qualidade do serviço prestado, valorizando e rentabilizando o património, prosseguindo a publicação regular do jornal, mantendo atualizados os nossos sites e a divulgação nas redes sociais, promovendo iniciativas culturais diversificadas e participando ativamente no movimento associativo.

Celebraremos o 140º aniversário d’A Voz do Operário, para o qual está a ser preparado um diversificado leque de iniciativas e onde iremos homenagear uma figura de grande relevo na vida da Instituição.

Participaremos nas comemorações do 25 de Abril e do 1º de Maio, bem como nas Festas de Lisboa, com os desfiles da marcha infantil e os nossos arraiais populares.

Vivemos uma conjuntura com impactos económicos bem negativos os quais serão debelados com o contributo de todos, prosseguindo o projeto d’A Voz do Operário, no cumprimento dos desígnios dos seus fundadores e de muitas gerações de dirigentes, sócios e amigos.

Artigos Relacionados