Cultura

Cultura

42.ª edição da Festa do «Avante!» prestes a começar

É já no primeiro fim-de-semana de setembro, entre os dias 6 e 8, que o PCP abre as portas das Quintas da Atalaia e do Cabo da Marinha, no Seixal, àquele que é considerado um dos mais importantes eventos político-culturais do país. Bonga, Sílvia Pérez Cruz, Moonspell, The Last Internationale, Clã com Samuel Úria e Bruno Nogueira, Celina da Piedade e Tèada são alguns dos muitos protagonistas das centenas de espetáculos musicais que se realizam em dezenas de palcos espalhados por todo o recinto.

Na sexta-feira à noite, o Palco 25 de Abril abre com o concerto de música clássica Do ‘romantismo’ ao ‘modernismo’ que propõe um percurso entre duas fases contíguas da história da música, a cargo da Orquestra Sinfonietta de Lisboa.

Longe de ser uma iniciativa exclusivamente para comunistas, a Festa do «Avante!» atrai anualmente centenas de milhares de visitantes com uma vasta oferta, ímpar no panorama nacional. Para além de uma exposição sobre os 45 anos revolução dos cravos e de outra sobre a indústria da cortiça, o Espaço Central vai receber vários debates sobre diversos aspetos da vida do país.

O incontornável CineAvante! traz aos espetadores filmes e documentários como “As armas e o povo”, do Coletivo de Trabalhadores da Actividade Cinematográfica, “Raiva”, de Sérgio Tréfaut, “Terra Franca”, de Leonor Teles, e “Gaza”, de Julio Perez del Campo e Carlos Bover Martínez.
Este é também ano de bienal de artes plásticas onde, para além da exposição de vários trabalhos, vai ter destaque a obra de José Santa-Bárbara, cuja atividade se multiplicou por diversas expressões artísticas.
Os visitantes podem ainda percorrer o Espaço Ciência e acompanhar a exposição central que celebra os 20 anos da Estratégia Nacional de Combate às Toxicodependências com o tema “Adições e Dependências “, que será abordado sob diversos ângulos e através de uma programação diversificada para visitantes de todas as idades.

A Cidade da Juventude é, por sua vez, o ponto de encontro dos jovens e reflete as lutas que travam nas escolas e nos locais de trabalho. Neste espaço, em que a cultura, a animação e o convívio prometem estar presentes, vão realizar-se debates, concertos, workshops e outras atividades.

Provar ovos moles, beber moscatel de Setúbal ou comer posta mirandesa é possível na Festa do «Avante!» onde o país, de norte a sul, passando pelas ilhas, marca presença com a sua gastronomia e artesanato. O mesmo acontece com o mundo, com a presença de stands de vastas regiões do globo. Há ainda espaço para diferentes demonstrações desportivas e uma zona ampla só para crianças, sem faltar as habituais feiras do livro e do disco.

A Entrada Permanente, se comprada até 5 de setembro, tem o custo de 26 euros e dá acesso aos três dias. As crianças/jovens até aos 14 anos (inclusive) não pagam entrada. No exterior do recinto, está instalado o acampamento que possui vigilância, serviço de bar, casas de banho e duches.

Com uma magnífica vista para o Tejo, este evento político-cultural que leva o nome do «Avante!», histórico jornal do PCP, foi criado em 1976, logo a seguir à revolução, e inspirou-se nas festas das publicações comunistas francesa e italiana, L’Humanité e Unità. Passou pela antiga FIL, pelo Jamor, pelo Alto da Ajuda e por Loures antes de estacionar definitivamente no Seixal em 1990.

Artigos Relacionados