Cultura

Festa do Avante

Festa do Avante! celebra 50.º aniversário da revolução de Abril

É já no primeiro fim-de-semana de setembro, entre os dias 1 e 3, que se realiza mais uma edição do evento político-cultural organizado pelo PCP, na sua casa de há décadas, a Quintas da Atalaia e, mais recentemente a Quinta do Cabo da Marinha, na Amora, Seixal.

Seixal volta a receber festa político-cultural.

Um dos pontos altos da programação é o concerto sinfónico no palco principal da Festa! – o Palco 25 de Abril – que este ano tem como tema, tal como toda a edição da Festa! – o 50.º aniversário da revolução portuguesa. “Música para a libertação do povo português” é o espetáculo que será protagonizado pela Orquestra Sinfonietta de Lisboa e o Coro Sinfónico Lisboa Cantat,e que procurará “fazer a ponte entre os tempos da criação musical de resistência ao fascismo português e o tempo de liberdade democrática na arte musical, espoletado pela Revolução dos Cravos.”.

Durante os três dias, a oferta musical inclui, entre outros, Jorge Palma com Rui Reininho, Agir com Carolina Deslandes, Lura, Milhanas e Paulo de Carvalho, A Garota Não com Lucas Argel, Tim com Ensemble Ibérico, Ratos do Porão, África Negra e Orquestra do Hot Club de Portugal com Selma Uamusse.

A Festa do Avante! atrai anualmente muitos milhares de visitantes com uma programação multitemática e multidisciplinar. Entre a vasta oferta cultural, há espaços como o CineAvante! e o Avanteatro, que trazem aos espetadores propostas que convidam à reflexão e à intervenção social. Simultaneamente, realiza-se a 23.ª Bienal de Artes Plásticas com acesso a várias obras.

A “Cidade da Juventude” é o ponto de encontro dedicado aos mais jovens, onde a organização promete a presença da cultura, animação e convívio, com a realização de debates, concertos, workshops e outras atividades, também focados nas lutas travadas pela juventude nas escolas e locais de trabalho.

Um dos grandes estandartes deste evento é o facto de se constituir enquanto expressiva mostra gastronómica de todo o país. Com stands-restaurante das várias regiõe, é possível percorrer muitas iguarias nacionais. O mesmo acontece com o mundo, com a presença de muitos países dos cinco continentes.

A organização tem-se mostrado progressivamente focada na programação dedicada à infância, e este ano promete trazer ampliações aos “Espaço Criança”.

O bilhete para os três dias, se comprado até 31 de agosto, tem o custo de 29 euros. Os visitantes podem optar por ficar acampados num espaço contíguo ao recinto da Festa!.

Ao largo do rio Tejo, este evento político-cultural que leva o nome do Avante!, histórico jornal do PCP, foi criado em 1976, logo a seguir à revolução, e inspirou-se nas festas das publicações comunistas francesa e italiana, L’Humanité e Unità. Passou pela antiga FIL, pelo Jamor, pelo Alto da Ajuda e por Loures antes de estacionar definitivamente no Seixal em 1990.

Artigos Relacionados