Opinião

Voz

Atividade d’A Voz do Operário, preparar o futuro

Vem sendo muito intensa a atividade desenvolvida n’A Voz do Operário, com especial realce para as iniciativas em torno da comemoração do seu 140º aniversário, que decorrem ao longo de todo o ano.

Neste âmbito, realizámos a Sessão Solene e Jantar Comemorativo do aniversário, marcámos presença na comunicação social, interviemos ativamente nas comemorações do 25 de Abril e do 1º de Maio, realizámos uma memorável Festa de Rua, com múltiplas iniciativas das nossas crianças e a participação de outras instituições, designadamente do movimento associativo, culminando com um magnifico concerto proporcionado pelas bandas “Sebastião Antunes e Quadrilha” e “Clã”, aplaudidos pelos largos milhares de pessoas presentes.

Com o forte contributo do trabalho voluntário, foi muito prestigiante a participação d’A Voz do Operário nas Festas Populares de Lisboa, tanto com a Marcha Infantil, que mais uma vez desfilou no Pavilhão, na Avenida e em vários outros locais, sob o lema “140 anos a aprender e a ensinar”, como com a realização dos nossos arrais populares, que registaram de novo grande afluência.

Nas paredes exteriores das Escolas da Ajuda e da Graça, pintaram-se dois murais alusivos aos 140 anos da Instituição, os quais foram concebidos e realizados pelos artistas Miguel Brum e Gnomo e contaram com a participação de crianças das duas escolas.

Preparámos o novo ano letivo, registando mais um importante acréscimo da nossa capacidade, com mais cinco salas de creche (uma na Graça, duas no Lavradio e outras duas no Laranjeiro), o qual será reforçado com a abertura muito em breve do novo espaço educativo do Parque das Nações, com capacidade para 84 crianças em creche.

As vagas nos diferentes espaços educativos ficaram praticamente todas preenchidas, com várias situações de filas de espera. Nunca é demais salientar a qualidade e inovação do ensino ministrado pel’A Voz do Operário, assente no Método da Escola Moderna, cujo princípio pedagógico visa aprofundar a participação cívica ativa, promovendo o interesse pelo conhecimento e pelo espírito crítico, o respeito pela diferença através da inclusão e a qualidade de vida no seio da comunidade escolar.

Realizámos uma grande exposição a propósito da celebração do 140º aniversário d’A Voz do Operário, a qual esteve patente na Praça do Rossio entre os dias 15 de setembro a 15 de outubro.

Igualmente enquadrada na comemoração dos 140 anos da nossa Instituição, teremos no próximo dia 5 de novembro, mais um momento alto da nossa programação cultural, com a realização da consagrada Gala de Fado Voz do Operário, que nesta sua 7ª edição contará mais uma vez com um elenco de luxo, onde iremos premiar grandes personalidades e coletividades com uma íntima ligação ao Fado e À Voz do Operário.

Não obstante a muita atividade em curso, importa ter presente que a conjuntura que atravessamos vem acarretando significativas dificuldades económicas para A Voz do Operário, designadamente pelo grande aumento dos custos suportados.

Na Assembleia Geral que se realizará no próximo dia 29, para a qual apelamos à participação dos sócios, será apresentada a situação atual e colocado à apreciação e votação o Plano de Atividades e Orçamento para 2024, o qual prossegue uma linha de rigor com vista a ultrapassar as dificuldades atuais e garantir a sustentabilidade económica d’A Voz do Operário, continuando a aposta no incremento da atividade com a manutenção da elevada qualidade do serviço prestado nas áreas educativa e social, valorizando e rentabilizando o património, prosseguindo a publicação regular do Jornal, mantendo atualizados os nossos sites e a divulgação nas redes sociais, promovendo iniciativas culturais diversificadas e participando ativamente no movimento associativo.

Tando de iniciativa própria, como em colaboração com outras entidades, estamos a elaborar um amplo programa de comemoração do 50º aniversário da Revolução do 25 de Abril.

Infelizmente, o apoio público à importantíssima atividade desenvolvida pela Voz do Operário de modo algum acompanhou o agravamento dos custos suportados pela Instituição, o que nos acarreta impactos económicos bem negativos e que estamos a tentar debelar, com o contributo de todos, prosseguindo o projeto d’A Voz do Operário, no cumprimento dos desígnios dos seus fundadores e de muitas gerações de dirigentes, sócios e amigos.

Artigos Relacionados