Voz

Fado

7.ª Gala de Fado n’A Voz do Operário

O evento, que é um dos momentos esperados do ano para os amantes do fado, acontece já em novembro.

A Voz do Operário anunciou que o evento vai ter lugar no dia 5 de novembro, pelas 15h, no Salão de Festas d’A Voz, em Lisboa. Este ano, a iniciativa musical volta a ter dois momentos principais: o espetáculo de vários fadistas convidados e a atribuição de prémios a figuras que tenham contribuído para a história do fado enquanto expressão cultural.

Entre os artistas confirmados para o espetáculo musical estão os fadistas Mariana Correia, Francisco Moreira, Carlos Leitão, Geadas e Jaqueline Carvalho. Na guitarra vai estar José Manuel Duarte, acompanhado por Pedro Soares na viola e Nuno Lourenço no baixo. Os bilhetes custam entre 7,50 e 15 euros e servem para ajudar A Voz do Operário a angariar fundos para as obras de requalificação do Salão de Festas.

Esta gala distingue-se, por isso, também pelo seu caráter solidário, com a participação voluntária de todos os artistas, tendo também como objetivo a divulgação do fado enquanto expressão cultural e o reconhecimento público dos seus protagonistas.

A ligação entre A Voz do Operário e o fado remonta à sua criação, no final do século XIX. Ao longo da sua história, foram inúmeras as personalidades deste género musical que apoiaram a instituição através de espetáculos. Também as páginas deste jornal foram sempre um espaço aberto para muitos autores darem a conhecer os seus poemas e defenderem o fado enquanto expressão cultural das classes trabalhadoras.

Homenageados da 7.ª Gala

Prémio Tributo

Cristina Branco

Prémio o Compositor

Miguel Ramos | Armindo Fernandes 

Prémio Lisboa

Alice Pires

Prémio Solidariedade

Joaquim Nicolau

Prémio Popular

Ana Marta

Prémio Carreira

Natalino de Jesus | Leonor Santos 

Prémio Divulgação

Grupo Dramático Monte Aventino 

Prémio Poesia e Literatura

Tiago Torres da Silva

Prémio Revelação

Carolina Gomes | Miguel Dias

Prémio Artes e Espetáculo

Maria do Céu Guerra

Artigos Relacionados