A Voz do Operário anunciou que o evento vai ter lugar no dia 5 de novembro, pelas 15h, no Salão de Festas d’A Voz, em Lisboa. Este ano, a iniciativa musical volta a ter dois momentos principais: o espetáculo de vários fadistas convidados e a atribuição de prémios a figuras que tenham contribuído para a história do fado enquanto expressão cultural.
Entre os artistas confirmados para o espetáculo musical estão os fadistas Mariana Correia, Francisco Moreira, Carlos Leitão, Geadas e Jaqueline Carvalho. Na guitarra vai estar José Manuel Duarte, acompanhado por Pedro Soares na viola e Nuno Lourenço no baixo. Os bilhetes custam entre 7,50 e 15 euros e servem para ajudar A Voz do Operário a angariar fundos para as obras de requalificação do Salão de Festas.
Esta gala distingue-se, por isso, também pelo seu caráter solidário, com a participação voluntária de todos os artistas, tendo também como objetivo a divulgação do fado enquanto expressão cultural e o reconhecimento público dos seus protagonistas.
A ligação entre A Voz do Operário e o fado remonta à sua criação, no final do século XIX. Ao longo da sua história, foram inúmeras as personalidades deste género musical que apoiaram a instituição através de espetáculos. Também as páginas deste jornal foram sempre um espaço aberto para muitos autores darem a conhecer os seus poemas e defenderem o fado enquanto expressão cultural das classes trabalhadoras.
Homenageados da 7.ª Gala
Prémio Tributo
Cristina Branco
Prémio o Compositor
Miguel Ramos | Armindo Fernandes
Prémio Lisboa
Alice Pires
Prémio Solidariedade
Joaquim Nicolau
Prémio Popular
Ana Marta
Prémio Carreira
Natalino de Jesus | Leonor Santos
Prémio Divulgação
Grupo Dramático Monte Aventino
Prémio Poesia e Literatura
Tiago Torres da Silva
Prémio Revelação
Carolina Gomes | Miguel Dias
Prémio Artes e Espetáculo
Maria do Céu Guerra