Voz

Presidente

Férias num tempo diferente

Estamos no período de férias, desta vez um tanto diferente e estranho, sendo que mesmo assim a nossa atividade prossegue. Apesar de vivermos um tempo algo conturbado, com muitas incertezas, não é demais enaltecer a capacidade demonstrada pela Voz do Operário, pelos seus trabalhadores, para que tenhamos dado e continuemos a dar a melhor resposta, dentro dos naturais condicionalismos.

Importa fazer um pequeno balanço do trabalho até aqui desenvolvido, bem como do que se projeta para os próximos meses, incluindo o novo ano letivo.

Até meados de março, a nossa atividade decorreu com toda a normalidade, num rumo de crescimento face ao ano anterior, de acordo com o previsto no plano de atividades e orçamento que havia sido aprovado pelos sócios na assembleia geral de novembro.

Demos grande relevância à comemoração do 137º aniversário da Instituição, bem como ao encerramento das comemorações do 140º aniversário do Jornal, que incluiu a inauguração de um painel alusivo à efeméride no exterior do edifício sede.

Depois fomos todos surpreendidos pela pandemia, que nos forçou a algo de novo, em que com uma grande capacidade de adaptação, fomos capazes de dar a melhor resposta naquelas condições adversas.

Mesmo com os equipamentos educativos encerrados, procurámos garantir que as nossas crianças, nos vários níveis de ensino, não ficassem desacompanhadas, tendo sido implementadas estratégias de envolvimento à distância, procurando reproduzir tanto quanto possível as dinâmicas de sala.

O apoio domiciliário e o refeitório social mantiveram a sua atividade normal, tendo sido facultada refeição nas suas residências aos utentes do Centro de Convívio.

As valências de creche e pré-escolar foram aos poucos retomando a sua atividade presencial, tendo naturalmente sido tomadas as necessárias medias com vista ao desenvolvimento de condições de segurança sanitária, tanto para as crianças, como para os trabalhadores.

Os 1º e 2º ciclos, terminaram o ano letivo com ensino acompanhado à distância, esperando-se que o novo ano letivo se possa iniciar já com a presença dos alunos nos respetivos equipamentos educativos.

As atividades associativas foram igualmente surpreendidas pelo confinamento, quando já se tinham iniciado os trabalhos de preparação da participação nas festas populares de Lisboa. Mesmo assim ainda houve alguns apontamentos de evocação da nossa Marcha Infantil e noutro âmbito, organizamos algumas “petiscadas populares”, naturalmente cumprindo todos os condicionalismos legais e sanitários.

A fase de desconfinamento vem decorrendo sem grandes sobressaltos e aos poucos a vida na Instituição vai retomando a sua normalidade.

Neste período de férias, e apesar dos constrangimentos provocados pela pandemia, prosseguiram as nossas atividades, designadamente a ida organizada de crianças e jovens à praia e os serviços de alimentação e apoio prestados a Juntas de Freguesia de Lisboa.

Celebramos um protocolo com a Câmara Municipal de Lisboa, a vigorar até dezembro, para o fornecimento de 300 refeições diárias no âmbito da resposta social alimentar.

Prosseguiu a preparação do novo ano letivo, tendo as inscrições para todos os níveis: creche, pré-escolar, 1º ciclo e 2º ciclo, registado apesar de tudo um grande volume, havendo várias valências esgotadas e com lista de espera.

Mesmo assim ainda restam umas tantas vagas, pelo que todos os sócios e amigos que tenham crianças em condições de frequentar os nossos equipamentos devem contactar os serviços para averiguar da possibilidade da sua matrícula na Voz do Operário.

Em setembro iremos ter nos diferentes equipamentos educativos, iniciativas de abertura do novo ano letivo.

De dentre as ações previstas, destacamos ao nível cultural a realização a 8 de novembro da 4ª Gala de Fado da Voz do Operário, mais uma vez com um elenco de grandes fadistas, dando assim continuidade ao elevado êxito e prestígio alcançado com a realização das anteriores Galas.

Está igualmente prevista a realização de outros grandes eventos culturais, designadamente os festivais de tango e flamengo, um encontro de jazz e a comemoração dos 250 de Beethoven.

Após mais um ano de muito trabalho, parte dele em moldes bem diferentes e de acrescida exigência, cá estão de novo as férias, bem merecidas por todos e que faço votos sejam muito boas para além de suficientemente retemperadoras.

Artigos Relacionados