Voz

Voz

138 anos ao serviço dos sócios e da comunidade

Vivemos tempos muito difíceis do ponto de vista sanitário, sendo este o pior momento que atravessamos desde que a pandemia da Covid19 assolou o nosso planeta, com Portugal a ser nesta fase particularmente afetado, com consequências naturalmente muito nefastas, não só em termos de saúde pública, mas também nos aspetos económico e social da população.

Encontramo-nos num período deveras complicado, mas nem por isso A Voz do Operário deixa de estar de novo de parabéns, uma vez que celebra no próximo dia 13 de fevereiro o seu 138º aniversário. São quase 14 décadas de uma vida plena de êxito no cumprimento do desígnio dos seus fundadores, de defesa dos direitos dos trabalhadores, pugnando pela sua dignificação e elevação cultural, com uma história muita rica ao serviço dos sócios e da comunidade.

Foi igualmente num tempo muito difícil, de grande exploração e profunda pobreza, que foi fundada a Voz do Operário.

Os operários, neste caso os da indústria tabaqueira, sofriam uma vida miserável, auferindo salários insignificantes e trabalhando em péssimas condições higiénicas e de salubridade, manuseando materiais altamente nocivos à sua saúde, que lhes provocava doenças pulmonares, como a tuberculose, e lhes reduzia significativamente o tempo de vida.

Isto apesar de trabalharem numa indústria bem próspera à época, mas em que apenas uma ínfima parte da riqueza gerada pelo tabaco chegava aos bolsos dos trabalhadores.

Em outubro de 1879 saiu o primeiro número do Jornal “A Voz do Operário”, surgido da necessidade de dar resposta ao facto dos jornais da época silenciarem as reivindicações dos operários na sua luta contra a exploração a que estavam sujeitos.

Mas era necessário encontrar uma estrutura que desse suporte ao Jornal, e assim foi fundada em 13 de Fevereiro de 1883, A Sociedade “A Voz do Operário”, que como constava dos seus estatutos tinha como principais objetivos: “Sustentar a publicação do periódico A Voz do Operário”; “Estudar o modo de resolver o grande problema do trabalho, procurando, por todos os meios legais, melhorar as condições deste, debaixo dos pontos de vista económico, moral e higiénico;” “Estabelecer escolas, gabinetes de leitura, e tudo quanto em harmonia com a índole das sociedades desta natureza, possa concorrer para a instrução e bem-estar da classe trabalhadora em geral, e dos sócios em particular.” 

Nascida em consequência da luta dos operários tabaqueiros contra a grande exploração a que estavam sujeitos, A Voz do Operário tem uma história repleta de sucessos, não só em prol da educação, como na ação social, na cultura e no desporto, em que, desde os seus fundadores, muitas gerações de dirigentes, sócios e amigos, sempre colocaram a Voz do Operário na linha avançada da defesa dos direitos dos trabalhadores.

Dadas as circunstâncias atuais, não estão previstas iniciativas de comemoração do aniversário, aguardando-se a eventualidade de lá mais para a frente, se a situação pandémica o permitir, se proceder ao tradicional jantar e sessão solene. 

Em resultado das últimas decisões governamentais, a atividade escolar encontra-se num período de interrupção letiva, que segundo o Governo, será compensado com as férias do carnaval e da Páscoa. Pelo mesmo motivo encontram-se igualmente suspensas as restantes atividades da Voz do Operário, com exceção das de índole social, designadamente o serviço de apoio domiciliário e os serviços de fornecimento de refeições acordados com a Segurança Social e com a Câmara Municipal de Lisboa, mantendo-se também a entrega domiciliária de refeição aos utentes do Centro de Convívio.

Apesar da interrupção letiva, iremos manter o contacto regular com as nossas crianças, tentando igualmente criar formas para que através da Voz do Operário, mantenham o contacto entre elas, ajudando assim a melhor poderem ultrapassar esta fase de confinamento.

Comemoramos os 138 anos de história da Voz do Operário, não só enaltecendo a história de uma Instituição com uma vida perene de realizações e intensa na defesa das causas dos trabalhadores, como reforçando a certeza de que saberemos todos, associados, dirigentes, trabalhadores e amigos, construir um futuro que honre e prossiga o legado e o prestígio da Voz do Operário, em prol dos seus sócios e da comunidade.

Artigos Relacionados