“A consolidação do projeto d’A Voz do Operário é indissociável do envolvimento e do empenhamento de todos”

Manuel Figueiredo, presidente da direcção d’A Voz do Operário.

A Voz do Operário celebra 140 anos de existência. Que significado tem?

O significado da comemoração dos 140 anos de existência d’A Voz do Operário está muito para além do realçar da longevidade da Instituição. Significa antes de mais quão justos e pertinentes eram os que objetivos que nortearam os seus Fundadores e cuja importância perdurou ao longo dos tempos até aos dias de hoje, com um grande serviço prestado aos sócios e à comunidade.

A importância do papel d’ A Voz do Operário está bem patente no reconhecimento de que é objeto tanto a nível institucional (são vários os altos galardões que recebeu ao longo da sua história), como dos cidadãos em geral.

Importa recordar que A Voz do Operário surgiu no seio dos operários tabaqueiros e da sua luta contra as condições de exploração e de miseráveis condições de vida a que estavam sujeitos e que entre os seus objetivos se destaca a luta pela emancipação e elevação cultural dos trabalhadores.

Deste modo, a comemoração destas 14 décadas, significa também o sublinhar do muito e prestigiante trabalho desenvolvido em prol da Educação, da Cultura, do Apoio Social e do Associativismo.

Para melhor se inteirar da riquíssima história da Instituição, aconselho vivamente o Livro da História d’A Voz do Operário, publicado por ocasião dos seus 135 anos, um trabalho que também dá um belíssimo contributo para o conhecimento da história do movimento social em Portugal.

É por isso que se lançou um ambicioso programa de celebração.

Sim, temos um muito ambicioso programa de celebrações a decorrer ao longo do ano e do qual iremos dando conta aos sócios.

Desde logo a Sessão Solene e o Jantar de comemoração do Aniversário que decorrerá no próximo dia 25 no Salão de Festas, pelas 19 horas, no qual contamos com a presença dos sócios e amigos.

Está previsto um grande espetáculo de rua, no dia 20 de maio na Alameda D. Afonso Henriques, onde serão desenvolvidas várias atividades, designadamente pelas crianças dos nossos equipamentos e onde também haverá um momento musical proporcionado por artistas amigos d’A Voz do Operário. Será um dia diferente e marcante o que vamos viver na Alameda.

Estão ainda previstas intervenção de arte urbana, a feitura de um roteiro histórico guiado, uma exposição sobre os “140 anos de Voz”; debates e conferências, para além de várias outras iniciativas.

Temos já presença garantida em programas de rádio e televisão.

Acrescente-se que também a restante atividade desenvolvida pel’A Voz do Operário, designadamente a Marcha Infantil, o Arraial Popular, os espetáculos “O Jazz tem Voz” e a VII Gala de Fado d’A Voz do Operário, vai ser enquadrada nas comemorações do Aniversário.

De que forma é que a instituição todavia se rege pelos valores de quem a fundou?

Os valores que nos foram legados pelos Fundadores são a chave do êxito e da longevidade da instituição e são determinantes para a atividade presente e para garantia do seu futuro. O Projeto de quem fundou A Voz do Operário mantém-se perfeitamente atual.

Naturalmente que é um projeto dinâmico, que se vai recriando a cada momento de acordo com as necessidades, dando aos sócios e à comunidade as respostas adequadas a cada situação, mas nunca se desviando dos valores que estiveram na origem da Instituição e que hoje permanecem perfeitamente atuais.

Com um passado tão valioso, quais são os principais desafios que enfrenta a instituição?

A Voz do Operário é uma grande instituição do setor social. Com um orçamento anual a rondar os 6 milhões de euros, contando com 230 trabalhadores e cerca de 5 mil sócios.

São grandes os desafios que atualmente atravessa, designadamente do ponto vista económico.

Com efeito, a instituição não está imune à situação atual do país, com uma inflação muito pronunciada e consequente agravamento dos seus custos, sem terem correspondência no lado dos proveitos, designadamente porque parte importante das receitas provém das mensalidades faturadas, as quais estão dependentes do rendimento das famílias, que como sabemos tem infelizmente vindo a ser reduzido em termos reais e, por outro lado, as comparticipações das entidades oficiais, também não têm, longe disso, acompanhado os crescentes valores da inflação.

Pelas razões descritas, A Voz do Operário atravessa hoje dificuldades económicas, apontando os resultados provisórios de 2022 para um valor negativo na ordem dos 350 mil euros, enquanto o Orçamento para 2023, aprovado pelos sócios na Assembleia Geral de Novembro, apresenta igualmente um resultado negativo de 240 mil euros.

Atravessamos um momento bem difícil, mas estamos a envidar todos os esforços para mitigar os seus efeitos, tudo fazendo para garantir a sustentabilidade e o futuro da instituição, quer com uma escrupulosa gestão, designadamente ao nível dos gastos, como pela potenciação dos seus proveitos, vertente em que se insere a gestão de mais um equipamento educativo, uma creche no Parque das Nações, equipamento cuja gestão nos está prometida pela Câmara Municipal de Lisboa

Queremos garantir a sustentabilidade d’A Voz do Operário e, ao mesmo tempo, assegurar a manutenção dos postos dos nossos trabalhadores.

Qual o papel das pessoas, sócios, trabalhadores e comunidade na consolidação deste projeto?

A grande dedicação dos dirigentes, sócios, trabalhadores, voluntários e amigos, foi determinante para a realização do projeto d’ A Voz do Operário ao longo dos seus 140 anos de história, permitindo-lhe chegar aos dias de hoje, com uma grande pujança na sua atividade, pesem os desafios que tem pela frente.

Mas A Voz do Operário já passou por outros momentos bem difíceis e sempre soube encontrar as soluções para os ultrapassar. Desta vez não será diferente.

A consolidação do projeto d’A Voz do Operário é indissociável da manutenção do envolvimento e do grande empenhamento de todos. A comemoração dos 140 anos terá também de ser marcada pelo reforço da participação dos sócios, voluntários e amigos, para em conjunto com os nossos trabalhadores, consolidarmos este bonito projeto há 140 anos sonhado, cumprindo o desígnio dos seus fundadores, com a certeza de que saberemos todos construir um futuro que honre e prossiga o seu legado.

Artigos Relacionados