Voz

Voz

Arraial do Centro de Convívio

N’ A Voz do Operário, os Santos Populares não deixam ninguém de fora e, a época das festas termina, tradicionalmente, com um almoço-arraial do seu Centro de Convívio. Este momento, muito querido por utentes, trabalhadores e voluntários desta valência, não se realizou nos últimos dois anos, decorrente da situação pandémica.

Foi, por isso, com redobrada alegria e entusiasmo que os idosos – muitos deles já utentes na última realização deste momento – se juntaram no pátio da instituição, para a sua celebração de Santos Populares. À A Voz do Operário, Rita Governo, responsável do departamento de Acção Social, relatou a expectativa dos séniores, expressa em perguntas recorrentes sobre a realização do evento, ao longo das últimas semanas.

Este almoço, para além de mais uma jornada de convívio diferente do habitual entre os utentes, tem particular importância porque reúne também trabalhadores, voluntários e projectos parceiros que, ao longo do ano, desenvolvem atividades com o centro mas que não se conhecem entre si, nomeadamente as pessoas dos projectos Royal Cine e Na Rua com Histórias,

O momento abre-se também a amigos e familiares dos utentes, tendo participado, então, cerca de 20 utentes, num total de 45 pessoas.

Como não poderia deixar de ser, a ementa seguiu a tradição da época: sardinhas no pão, salada colorida, caldo verde, bifanas e entremeadas grelhadas e arroz doce: tudo como manda a tradição e a vontade!

A tarde teve direito a muita animação com música tradicional, o que inspirou os próprios utentes a soltar a voz e vários foram os que quiseram cantar uns fados e marchinhas, terminando o convívio em grande comunhão.

Artigos Relacionados