Na nossa escola, o gosto por ouvir estórias é notório desde a creche. Em todas as salas está presente a área da bilbioteca, com livros manuseados pelas crianças e presentes vários momentos de hora do conto. No entanto, havia uma grande lacuna: a falta de um espaço de biblioteca comum e de acesso a todos.

Assim, indo ao encontro deste interesse de toda a comunidade escolar (crianças, famílias e trabalhadores) decidiu-se criar este espaço. Começou-se pela parte mais prática: decidir o local, adquirir um armário e seleccionar livros já existentes na escola.

Em seguida, percebemos que as famílias mostraram interesse em levar livros para casa e abrimos a biblioteca à comunidade, através de um sistema de requisições regulado por nós, com a participação das crianças. Disponibilizámos uma tabela com os livros existentes para que se pudessem inscrever; rotativamente, a sala responsável por esta tarefa, todas as quintas feiras colocava os respetivos livros em sacos e nos cabides das crianças. Estes iam para casa durante o fim de semana, com o compromisso de regressarem à escola na segunda feira.

Os sacos utilizados para o transporte dos livros têm uma particularidade: são feitos manualmente a partir de t-shirts oferecidas por uma família. Também as estantes existentes neste espaço foram facultadas por outras famílias.

Alguns dos livros incluem propostas de atividades (facultativas) pensadas pela equipa pedagógica e o espaço da biblioteca foi sendo enriquecido com as produções daí resultantes, dando nova vida às paredes deste espaço.

Na nossa escola existe uma grande interação entre as várias salas e valências. As portas das salas estão abertas e as crianças circulam pelo espaço da escola, quer para participar nas dinâmicas dos outros grupos, quer para fazer pequenos recados. Devido a este motivo, surgiu a proposta de se dinamizar um momento de hora do conto e respetivo atelier. Os adultos da escola, organizados em duplas, escolheram as estórias e as atividades. Ficou decidido que as equipas da valência de creche iriam percorrer as salas de pré-escolar e as de pré-escolar dirigiam-se às salas de creche. A equipa de adultos polivalente dinamizou estes momentos para ambas as valências. Estes encontros aconteceram uma vez por mês e foram muito bem recebidos por toda a comunidade.

De forma a aumentarmos o leque de oferta de livros existentes na biblioteca e abrirmos este espaço de uma forma mais dinâmica às famílias, decidiu-se criar um momento onde todos pudessem usufruir de uma hora do conto. Todas as salas contribuíram com algo para o lanche, preparado no momento de culinária da Agenda Semanal de cada grupo. Este lanche foi vendido às famílias de forma a ser possível angariar fundos para a aquisição de livros. 

A este momento, realizado no espaço da biblioteca, chamámos Chá d’Estórias. Os contadores de estórias foram alguns trabalhadores da escola. O entusiasmo neste dia foi tanto, que alguns irmãos antigos alunos deste espaço mostraram interesse em participar. 

Com este projeto conseguimos adquirir vários livros infantis, incluir as famílias nesta nova dinâmica da nossa escola, aumentar os momentos de interação entre creche e pré-escolar e promover ainda mais o gosto e o interesse pela leitura, em pequenos e graúdos.

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