Voz

Escolas

Crianças do Laranjeiro aprendem história d’A Voz

Com a aproximação da data do aniversário d’A Voz do Operário, muitas têm sido as conversas acerca do tema, motivadas pela curiosidade por parte das nossas crianças.

O que é A Voz do Operário para além da nossa escola no Laranjeiro, que pessoas fazem parte da sua história e como é que tudo começou têm sido algumas das questões lançadas. Na sala 4, entusiasmados pelo grande número de anos que A Voz do Operário celebra (139), começaram por escrever os números associando-lhes factos da história da nossa instituição.

A “fábrica de cigarros” (como as crianças a entenderam), onde tudo começou, suscitou um grande alvoroço na busca de tentar compreender como é que uma fábrica motiva a criação de uma escola. As crianças da sala 4, ficaram surpreendidas com o facto de alguns dos trabalhadores não saberem ler, e por “não existir uma escola para todos”. Foi aqui que compreenderam a importância da leitura e da escrita, como ponto de partida para a criação da primeira escola d’A Voz do Operário. Certos de que não poderiam ficar com esta informação tão importante só na sua sala, lançaram um convite às restantes para lhes comunicarem as suas descobertas. Atualmente, todos sabem como nasceu A Voz do Operário e a importância de a celebrarmos. Comprometidos com essa celebração, iniciaram a caminhada para o grande dia 13 de fevereiro. Desenhos, registo de conversas, “desconstrução” do número 139 que culminaram numa canção. Com a preciosa ajuda das crianças e da professora de música Vanessa Borges, foi criada a música “História d’A Voz do Operário”.

Era uma vez uma fábrica

Com muitos trabalhadores

Faziam muitos cigarros

Para vender aos senhores

Ganhavam pouco dinheiro

E viviam muito mal

Por isso para aprenderem

Quiseram fazer um jornal

Mas quando pensaram nisso

Começaram a perceber

Quase ninguém sabia

Conta, ler e escrever

Então pensaram num espaço

Escola, creche e infantário

Onde pudessem estudar

E chamaram-lhe Voz do Operário 

Um lugar para brincar

Um lugar para aprender

Partilhar com os amigos

As coisas que vamos saber

Cuidar de nós e do outro

Cultivar a amizade

Crescer no pensamento 

E viver em liberdade.

Artigos Relacionados