Voz

Voz

Fim do ano lectivo n’A Voz do Operário

O final do ano lectivo chegou e em todos os espaços educativos se multiplicaram os momentos de encerramento de mais um ciclo. De acantonamentos a arraiais, todos foram marcados pelo convívio, alegria e valorização do trabalho realizado desde setembro.

Baixa da Banheira

Mais um ano letivo que chegou ao fim e com ele muitas aventuras, aprendizagens e vivências. No Espaço Educativo da Baixa da Banheira voltámos a abrir portas à participação das famílias para celebrarmos juntos este momento especial. Neste ano, devido à situação pandémica que ainda vivemos, cada sala festejou em dias diferentes. Como é habitual nas atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo, a apresentação de cada sala foi o reflexo dos interesses e aprendizagens das crianças. É difícil colocar em palavras todas as emoções e sentimentos que vivenciámos e que nos encheram o coração. Voltar a ter uma maior proximidade com as famílias trouxe-nos momentos únicos e memoráveis, assim como um sentimento de regresso à normalidade.

Lavradio

A grande vontade de voltar a receber as famílias na nossa escola, fez-nos pensar numa festa onde as crianças se divertissem e mostrassem a escola às suas famílias. Sendo a nossa principal intencionalidade, voltar a sentir de uma forma mais direta a escola como elemento de todos. Foi interessante sentir que todos estavam envolvidos neste recomeço, escola, famílias e crianças. Tivemos a possibilidade de observar as diversas interações, vendo a felicidade de todos, mas destacamos as crianças que já tinham frequentado a nossa escola ficaram radiantes por poderem voltar a um espaço que também é deles. A festa decorreu como sendo um momento de convívio onde as crianças partilharam um pouco dos projetos que foram desenvolvidos ao longo do ano. O Concerto do 25 de abril, projetos desenvolvidos nas salas (através de uma pequena exposição) e o projeto artístico “A mosca fosca”, desenvolvido pelas crianças que não fazem o repouso, foram o mote para a nossa festa. Terminámos com um lanche partilhado, visita às salas e muita brincadeira no exterior.

Graça

Na Graça, dada a diversidade de valências (do pré-escolar ao 2.º ciclo), o fim de ano foi marcado de formas muito diferentes. O pré-escolar e a creche fizeram um piquenique no parque da Serafina, onde cada família levou petiscos para partilhar, numa bela manhã de convívio. Já o primeiro ciclo fez um lanche convívio no jardim Boto Machado, mesmo aqui ao pé da nossa escola, também com muita partilha e convívio. O segundo ciclo organizou uma feira de culturas na escola, festa que foi o culminar de um projeto conjunto de ciclos sobre o Mundo, onde foram estudados os vários continentes em grupos e cada aluno fez um trabalho individual sobre um país. Nesta feira cozinhou-se, dançou-se e expuseram-se os trabalhos feitos. De resto, e como é habitual, todas as valências fizeram acantonamentos ou acampamentos. O pré-escolar esteve em Alvados, o 1º ciclo na aldeia Mosteiro de Pedrógão Grande e o 2º Ciclo acampou em Constância Já os mais pequenitos, da creche, fizeram uma noite de dormida na escola, num importante momento para a sua autonomização.

Restelo

O passeio de final de ano é um momento que encerra todos os anos letivos, participado por toda a comunidade escolar. Este ano visitámos a Quinta do Pisão, num momento de celebração colectiva entre as pessoas que estão diariamente nesta comunidade. Promoveu-se o contacto com a natureza e um convívio mais alargado ao longo do dia, onde as crianças não estão sujeitas à mesma rotina escolar.

O Arraial tem a mesma finalidade, mas tem o intuito de envolver também as famílias. Apresentou-se a exposição da escola. Há lugar a muito convívio, e os trabalhadores da escola organizam-se para proporcionar este momento às famílias. Retomar este arraial, depois da interrupção da pandemia, foi um momento que trouxe muita felicidade a toda a gente. A exposição contou com os vários projectos e trabalhos realizados ao longo do ano. É um momento cultural importante, onde parte da escola fica inteiramente dedicada à sua organização. Toda a comunidade pode assim ver o trabalho, que fica disponível nas semanas seguintes.

Realizámos ainda uma noite de dormida na escola, que foi um importante momento de promoção de intimidade entre as crianças do pré-escolar.

Creche da Ajuda

No seguimento do trabalho de autonomização realizado com as crianças, ao longo do ano, o ano culmina com saídas à comunidade, a fim de promover o contacto com as zonas circundantes à escola.

Para as semanas a seguir ao final do ano letivo preparou-se também uma atividade de educação física com as famílias, que visa, num ambiente de descontração e convívio, promover a aproximação das famílias à escola bem como lançar as bases para o próximo ano letivo.

Calçada da Ajuda

O Arraial é o momento que encerra o ano lectivo. Nesta escola, é organizado pela Associação de Pais. Este momento, Contou com um momento musical elaborado pelo pré-escolar e pelo 1.º ciclo e que consistiu num espetáculo de percussão. Este Arraial também inaugurou as exposições com os trabalhos do ano lectivo, uma dedicada aos trabalhos elaborados ao longo do ano, onde se deu destaque aos trabalhos do pré-escolar, e a exposição do acampamento, onde se partilham todos os projectos elaborados para a sua realização, uma vez que este é visto como um momento de trabalho, originando aprendizagens concretas que decorrem da experiência. É um trabalho transversal e totalizante, que abarca todas as áreas de desenvolvimento humano!

O acampamento na Arrábida teve a duração de três dias e duas noites, e procurou proporcionar um momento de contacto com a ar livre e natureza.

Realizou-se ainda a semana cultural, onde se procurou que o trabalho em sala não decorresse da forma habitual, mas antes em torno de momentos de maior descontração e com maior carácter cultural. Nas próximas semanas será dada continuidade a diferentes actividades planeadas por toda a comunidade com visitas a museus, teatros, ao jardim botânico e atividades na escola que são esperadas ao longo de todos o ano como as mangueiradas.

Artigos Relacionados