Com a aproximação da data do aniversário d’A Voz do Operário, muitas têm sido as conversas acerca do tema, motivadas pela curiosidade por parte das nossas crianças.
O que é A Voz do Operário para além da nossa escola no Laranjeiro, que pessoas fazem parte da sua história e como é que tudo começou têm sido algumas das questões lançadas. Na sala 4, entusiasmados pelo grande número de anos que A Voz do Operário celebra (139), começaram por escrever os números associando-lhes factos da história da nossa instituição.
A “fábrica de cigarros” (como as crianças a entenderam), onde tudo começou, suscitou um grande alvoroço na busca de tentar compreender como é que uma fábrica motiva a criação de uma escola. As crianças da sala 4, ficaram surpreendidas com o facto de alguns dos trabalhadores não saberem ler, e por “não existir uma escola para todos”. Foi aqui que compreenderam a importância da leitura e da escrita, como ponto de partida para a criação da primeira escola d’A Voz do Operário. Certos de que não poderiam ficar com esta informação tão importante só na sua sala, lançaram um convite às restantes para lhes comunicarem as suas descobertas. Atualmente, todos sabem como nasceu A Voz do Operário e a importância de a celebrarmos. Comprometidos com essa celebração, iniciaram a caminhada para o grande dia 13 de fevereiro. Desenhos, registo de conversas, “desconstrução” do número 139 que culminaram numa canção. Com a preciosa ajuda das crianças e da professora de música Vanessa Borges, foi criada a música “História d’A Voz do Operário”.
Era uma vez uma fábrica
Com muitos trabalhadores
Faziam muitos cigarros
Para vender aos senhores
Ganhavam pouco dinheiro
E viviam muito mal
Por isso para aprenderem
Quiseram fazer um jornal
Mas quando pensaram nisso
Começaram a perceber
Quase ninguém sabia
Conta, ler e escrever
Então pensaram num espaço
Escola, creche e infantário
Onde pudessem estudar
E chamaram-lhe Voz do Operário
Um lugar para brincar
Um lugar para aprender
Partilhar com os amigos
As coisas que vamos saber
Cuidar de nós e do outro
Cultivar a amizade
Crescer no pensamento
E viver em liberdade.