Local

Lisboa

Câmara vai transformar património da cidade em Alojamento Local

PS viabilizou várias propostas do executivo PSD/CDS-PP de Carlos Moedas, que autorizam o registo em Alojamento Local de 19 fracções habitacionais na freguesia de São Vicente.

Os vereadores do PCP denunciaram a medida aprovada em reunião extraordinária de câmara com os votos favoráveis do PS, PSD e CDS-PP e a oposição do PCP, BE e da vereadora independente eleita nas listas do PS, Paula Marques. 

Segundo o comunicado do gabinete comunista na autarquia, as habitações estão situadas em São Vicente, zona classificada como sendo “de contenção relativa”, tal como está estipulado no Regulamento Municipal de Alojamento Local. De acordo com o PCP, as propostas do PSD/CDS-PP têm como “agravante” o facto de todas as referidas fracções, sem exceção, integrarem a lista do património imobiliário municipal, “tendo sido alienados num anterior mandato pela gestão PS ao abrigo do programa Reabilita Primeiro Paga Depois”.

Para os comunistas, “a situação de profunda crise habitacional em que milhares de famílias têm vindo a ser expulsas da cidade por agravamento de condições de acesso à habitação”, vai piorar quando o património imobiliário municipal “é desviado da função habitacional para Alojamento Local, acentuando a dinâmica especulativa responsável pela subida dos preços e pondo em causa o direito à habitação”.

Artigos Relacionados