Local

Seixal

Seixal inaugura sede de associação de mulheres ciganas

ova casa da Associação para o Desenvolvimento das Mulheres Ciganas Portuguesas (AMUCIP)
no Seixal foi inaugurada pela autarquia. Município investiu cerca de 100 mil euros.

AMUCIP está presente no Seixal desde 2000.

“Estas novas instalações vêm melhorar as condições para o desenvolvimento de actividades e para a resposta da associação às múltiplas necessidades da comunidade”, afirmou Joaquim Santos, presidente da autarquia, num comunicado da Câmara Municipal do Seixal.

Segundo o autarca, a AMUCIP “tem realizado um trabalho ímpar no empoderamento das mulheres da comunidade cigana, promovendo e divulgando a sua cultura e contribuindo para o reconhecimento da força social das mulheres”.

De acordo com o meio digital Abril Abril, as novas instalações na Praceta Gregório Crispim Oliveira, na Arrentela, foram adquiridas e requalificadas com o objetivo de dar uma nova casa à AMUCIP e ao Centro Romi do Seixal, nascido no âmbito do projeto “Empoderar da AMUCIP”. Este espaço passa a ter uma zona inteiramente dedicada à oferta gastronómica cigana, ao apoio escolar das crianças e a criação de “um espaço beleza”.

A AMUCIP está presente no município do Seixal desde o ano 2000, ano da sua constituição, onde “desenvolve diversos projetos de sucesso no âmbito da integração e desenvolvimento das comunidades ciganas, designadamente na área da educação e capacitação/ empoderamento das mulheres”, através de processos de educação contextualizada e comunitária que decorrem desde 2017.

Mais recentemente, estes projectos foram integrados, e desenvolvidos, no âmbito do Plano Local para a Integração das Comunidades Ciganas do Seixal 2019-2025.

Artigos Relacionados