É já no primeiro fim-de-semana de setembro, entre os dias 3 e 5, que o PCP abre as portas das Quintas da Atalaia e do Cabo da Marinha, na Amora, Seixal, àquele que é considerado um dos mais importantes eventos político-culturais do país. Uma das novidades da programação é o convite que os comunistas fizeram a doze artistas para que convidem outros a atuar em conjunto. A oferta musical inclui Brigada Victor Jara com Zeca Medeiros, Paulo de Carvalho com Mafalda Sacchetti e Marco Rodrigues, Prétu Xullaji com Scúru Fitchadú, Tristany e Cachupa Psicadélica, A Garota Não com Ohmonizciente, Paulo Flores com Yuri da Cunha e Prodígio, HMD e Lena d’Água, Manel Cruz, dos Ornatos Violeta, e Aldina Duarte, e Tim e Teresa Salgueiro.

Na sexta-feira à noite, o Palco 25 de Abril abre com o concerto sinfónico A revolução na arte e a arte na revolução num percurso que vai passar por várias canções revolucionárias, pela Comuna de Paris, que celebra 150 anos, sem deixar de passar por melodias que marcaram os dois últimos séculos em ano de centenário do PCP. A execução das obras de vários compositores vai estar a cargo da Orquestra Sinfonietta de Lisboa.

Longe de ser uma iniciativa exclusivamente para comunistas, a Festa do «Avante!» atrai anualmente centenas de milhares de visitantes com uma vasta oferta, ímpar no panorama nacional. Este ano, os 100 anos do PCP marcam a exposição do Espaço Central que se vai dedicar à fundação do partido e o contexto em que ocorreu, o desenvolvimento e as lutas do movimento operário, a clandestinidade, a revolução de Abril e o período pós-revolucionário.

O incontornável CineAvante!, agora ao ar livre, traz aos espetadores o documentário palestiniano Fora de Campo ou Revolução até à Vitória, Prazer, Camaradas, O Turno e os Emigrantes, entre outros.

Já o Avanteatro, que vai ter em cena várias peças, abre na sexta-feira com Coragem hoje, Abraços amanhã, de Joana Brandão, um espetáculo a partir de testemunhos, cartas e outras memórias de mulheres que estiveram presas e foram torturadas.

Os visitantes podem ainda percorrer o Espaço Ciência e acompanhar a exposição central que assentará nas três grandes áreas do conhecimento: ciências naturais, ciências sociais e artes e letras. Eventos e acontecimentos científicos importantes, entidades e instituições marcantes na história da ciência, publicações e personalidades que contribuíram de forma indelével para a ciência vão estar em destaque.

A Cidade da Juventude é, por sua vez, o ponto de encontro dos jovens e reflete as lutas que travam nas escolas e nos locais de trabalho. Neste espaço, em que a cultura, a animação e o convívio prometem estar presentes, vão realizar-se debates, concertos, workshops e outras atividades.

Provar ovos moles, beber moscatel de Setúbal ou comer posta mirandesa é possível na Festa do «Avante!» onde o país, de norte a sul, passando pelas ilhas, marca presença com a sua gastronomia e artesanato. O mesmo acontece com o mundo, com a presença de stands de vastas regiões do globo. Há ainda espaço para diferentes demonstrações desportivas e uma zona ampla só para crianças, sem faltar as habituais feiras do livro e do disco.

A Entrada Permanente, se comprada até 2 de setem- bro, tem o custo de 27 euros e dá acesso aos três dias. No exterior do recinto, está o acampamento que possui vigilância, um serviço de bar, casas de banho e duches.

Com vista para o Tejo, este evento político-cultural que leva o nome do «Avante!», histórico jornal do PCP, foi criado em 1976, logo a seguir à revolu- ção, e inspirou-se nas festas das publicações comunis- tas francesa e italiana, L’Humanité e Unità. Passou pela antiga FIL, pelo Jamor, pelo Alto da Ajuda e por Loures antes de estacionar definitivamente no Seixal em 1990.

PCP anuncia medidas de segurança

Os comunistas voltam a anunciar regras de funcionamento para o evento político-cultural que marca a agenda todos os anos no Seixal. Se no ano passado a Direção Geral da Saúde deu luz verde à Festa do Avante! com um limite de 16.500 visitantes, as autoridades sanitárias autorizaram este ano um máximo de 40 mil.

O PCP garante que o evento de três dias será o “espaço público mais seguro do país para se estar e usufruir” nos 30 hectares de recinto totalmente ao ar livre. As portas vão abrir às 16h na sexta-feira para evitar aglomerados, sendo que as atividades arrancam às 19h na sexta-feira e terminam à 1h30.

Com a vacinação generalizada da população, uma das novidades é a necessária apresentação de um teste negativo ou o certificado de vacinação (ou de recuperação da doença) para aceder ao recinto. “A responsabilidade da realização do teste cabe a cada visitante e a organização recomenda que o possa fazer previamente”, esclareceu o PCP, referindo que haverá uma área na entra- da onde será possível a realização de teste rápido, para quem necessitar. Para além disso, os comunistas voltam a disponibilizar em todo o recinto pontos para lavagem das mãos e álcool gel. O espaço vai ter circuitos de circulação devidamente assinalados e recomenda-se o uso de más- caras.

O PCP decidiu também diminuir a densidade da construção para garantir que todos os espaços são abertos, para além de aumentar as áreas de esplanada e a organização das mesas de forma a assegurar o distanciamento.

Os visitantes vão assistir aos espetáculos em lugares sentados e os restaurantes deixam de ter consumo ao balcão. A organização recomenda ainda que se use cartões contactless como meio de pagamento.

Artigos Relacionados