Política

Movimentos sociais

“Queremos ter uma vida justa”

O movimento Vida Justa convoca protesto para 21 de outubro.

A organização que tem mobilizado a população dos bairros das periferias das grandes cidades volta às ruas no dia 21 de outubro, em Lisboa, para rumar do Rossio até à Assembleia da República. Segundo um comunicado do movimento, considera que esta manifestação é necessária devido à falta de acesso à habitação, aos baixos salários, à carência de transportes públicos, ao elevado preço dos bens essenciais e a forma como a polícia trata quem vive na periferia.

Para os organizadores do protesto, os problemas deste setor da população “parecem invisíveis” apesar de “criar riqueza e trabalhar todos os dias”. Questionam ainda a política de “contas certas” que contrasta sempre com o silêncio em relação aos que menos têm. O objetivo com esta manifestação, diz o movimento, é mostrar que quem trabalha é a maioria e é tempo de mostrar a sua voz.

“A injustiça persiste também por causa do nosso silêncio”, proclamam os organizadores. “Vamos tomar a palavra e exigir que se façam políticas justas que promovam a igualdade: todos e todas temos direito a ter uma vida justa, merecemo-la todos os dias em que trabalhamos, e os jovens merecem ter um futuro melhor”.

Artigos Relacionados