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Transportes sem distanciamento na região de Lisboa

É um corropio de gente nas diferentes plataformas das estações da Linha de Sintra. Sobretudo de manhã, milhares de trabalhadores concentram-se à espera da chegada dos comboios que hão-de levar a maioria até Lisboa. Se a imagem de composições cheias se tornou um hábito ao longo dos anos, são muitos os que se sentem chocados pela falta de distância física em plena pandemia.

Fotografias e vídeos continuam a provocar indignação nas redes sociais e basta haver uma avaria como aconteceu na quarta-feira, 20 de janeiro, para que se gere o caos nesta linha ferroviária. Ao Público, Edno Ribeiro que gravou um vídeo de uma carruagem “a abarrotar” à passagem por Santa Cruz/Damaia, disse que “muita gente se recusou a entrar”, tal era a quantidade de pessoas a bordo.

De acordo com o mesmo jornal, no dia seguinte, sem os mesmos constrangimentos as composições não iam tão cheias mas continuava a haver uma grande concentração de pessoas. Um passageiro relatou que o comboio enche geralmente em Queluz/Belas e esvazia em Entrecampos. Como alternativa, há reforço de autocarros especiais que saem do Cacém e da Amadora rumo a Lisboa durante a hora de ponta mas são muitos os que preterem esta solução.

Por outro lado, a CP assegura que tem 100% dos comboios disponíveis nas linhas suburbanas desde maio de 2020 e segundo o ministro das Infraestruturas seria “inviável” cumprir o distanciamento de dois metros dentro das carruagens. Apesar da regra que limita a lotação dos transportes públicos a dois terços da capacidade máxima, o facto é que se sucedem imagens que demonstram o contrário.

Segundo o Público, a CP anunciou alterações à oferta na sequência do novo confinamento, mas estas incidem apenas sobre os serviços Intercidades e Alfa Pendular, mantendo-se inalterada a frequência dos urbanos e regionais.

Redução de autocarros urbanos

A Carris decidiu alterar a oferta de transportes com um corte de 14% face ao que é habitual e funcionar em horário de verão durante a semana, anunciou a empresa, ficando a operar com 89% do serviço oferecido no período homólogo. 

Nos dias úteis passam a funcionar os horários de “Dia Útil de Verão” (DUV) na Carris, com alterações nas carreiras 706, 711, 758 e 781 que funcionam com horário de “Dia de Férias Escolares” (DUF), segundo a Lusa.

Segundo a empresa, tiveram suspensão integral de funcionamento as carreiras de bairro (com exceção das carreiras 26B, 29B, 34B, 37B, 40B e 41B), a carreira 24E, os ascensores (Bica, Glória e Lavra) e o Elevador de Santa Justa. Nos fins de semana, a Carris mantém os horários atualmente praticados aos sábados e domingos e feriados, com a suspensão integral de funcionamento das carreiras de bairro (exceto a carreira 40B).

Foi ainda suspenso integralmente o funcionamento das carreiras 716, 720, 732 e 797, a carreira 24E, os ascensores e o Elevador de Santa Justa, tal como acontece nos dias úteis.

Como parte das medidas de segurança sanitária, os autocarros têm uma cabine para o condutor e dispensadores de gel desinfetante.

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