Local

Seixal

Autarquia quer bombeiros vacinados na primeira fase

A Câmara Municipal do Seixal enviou um ofício ao primeiro-ministro, António Costa, em que pede a inclusão dos bombeiros e de todos os operacionais envolvidos na fiscalização do isolamento, quarentena, transporte e socorro a vítimas da pandemia na primeira fase do plano de vacinação contra a covid-19 .

O presidente do executivo, Joaquim Santos, dava conta no documento enviado que as duas associações de bombeiros que servem o concelho do Seixal já transportaram, em conjunto e desde o início da pandemia, mais de 1100 doentes com sintomas de covid-19, “o que somado a outros transportes de emergência médica ascende a mais de 15 mil intervenções”, honrando o lema “Vida por Vida”, refere o AbrilAbril.

Segundo o autarca, estavam 21 bombeiros em isolamento profilático, oito dos quais com resultado positivo no teste à covid-19. Joaquim Santos pretende assim “ver alargado o âmbito desta fase inicial do plano nacional de vacinação contra a pandemia”, sublinhando que, “desde o primeiro momento”, o município tem acompanhado as forças da proteção civil que estão no terreno com diversas formas de apoio logístico, criando estruturas de apoio e dotando estes profissionais com equipamentos de protecção individual. 

A primeira fase do plano de vacinação, até final de março, abrange pessoas com mais de 50 anos com patologias associadas, residentes e profissionais em lares e unidades de cuidados continuados, profissionais de saúde, profissionais das forças armadas, forças de segurança e serviços críticos.

Artigos Relacionados