Voz

Atividade em 2019 e Plano para 2020

Realizou-se no dia 21 de novembro, a Assembleia Geral d’A Voz do Operário, onde foi aprovado o Plano de Atividades e o Orçamento para 2020, tendo ainda sido feita uma resenha da atividade em curso, que espelha o seu contínuo reforço, prosseguindo o equilíbrio económico
e financeiro.

Nesta Assembleia Geral foi igualmente aprovada, por unanimidade, uma saudação calorosa e fraterna aos delegados do XII Congresso da União dos Sindicatos de Lisboa, com a certeza de que do debate surgirão conclusões que darão mais força à luta contra a exploração e por uma vida melhor e mais digna para os trabalhadores do distrito de Lisboa.

Quanto à atividade desenvolvida em 2019, regista-se um novo incremento, patente no novo máximo do volume de receitas que se estima ser superior a 5,1 milhões de euros. Este crescimento abrangeu as diferentes áreas da nossa Instituição, merecendo naturalmente destaque a educativa, em que aumentou de novo o número de inscrições, havendo situações em que a ocupação está para além do número de crianças comparticipadas pelas entidades públicas.

Prosseguiu o caminho de sustentabilidade económica e financeira da Instituição, pese as dificuldades acrescidas pelo facto de as comparticipações das entidades públicas não acompanharem os gastos (basta ver que estas comparticipações em 2014 representavam 60% do total de receitas enquanto em 2019 se ficam pelos 46%), ao mesmo tempo que os custos têm vindo a subir, designadamente as remunerações com pessoal, com um crescimento de 4,2% face ao ano anterior, motivado pelas justas atualizações salariais a que procedemos. Mesmo assim, esperamos apresentar no final deste ano um resultado equilibrado, embora ligeiramente negativo.

Mas a sustentabilidade futura d’A Voz do Operário poderá estar em causa se as comparticipações das entidades públicas não acompanharem o natural crescimento dos gastos Bater-nos-emos nos diferentes fóruns, para que as entidades públicas não só aumentem as comparticipações por utente (que em alguns casos mantêm o mesmo valor há anos), como alarguem a abrangência desses apoios a todos os utentes a quem prestamos os nossos serviços.

Saliente-se que, em paralelo com o esforço desenvolvido para o equilíbrio da situação económica, não descurámos a realização de importantes investimentos, imprescindíveis para manter (e melhorar) a elevada da qualidade do serviço prestado.

Estes investimentos abrangem não só os diferentes equipamentos educativos, mas também, outro património detido pela Voz do Operário, como seja o imóvel da Calçada Agostinho Carvalho, cuja obra de reabilitação total do edifício ficou concluída em 2019, aguardando-se apenas as respetivas licenças camarárias, para que este bem possa já em 2020 constituir uma fonte de rendimento para apoio à atividade da Voz do Operário.

Salientem-se igualmente os investimentos realizados na Sede, designadamente com a instalação de sistemas de segurança conta incêndios, prosseguindo o programa de reabilitação do Salão de Festas, de forma a ser melhor aproveitado na realização de iniciativas culturais.

Apresentámos uma candidatura ao PARES, da responsabilidade da Segurança Social, para uma completa reabilitação do equipamento da Creche e Pré-escolar da Graça.

O Plano de Atividades e Orçamento para 2020 prossegue a linha de rigor apostando em novo crescimento da atividade, mantendo a elevada qualidade do serviço prestado, valorizando e rentabilizando o património, prosseguindo a publicação regular do Jornal, mantendo atualizados os sites da Instituição e do Jornal, promovendo iniciativas culturais diversificadas e participando ativamente no movimento associativo.

Celebraremos o nosso 137º aniversário, que incluirá a realização do tradicional jantar e sessão solene, onde será feita uma especial homenagem ao nosso Jornal, no âmbito das comemorações do seu 140º aniversário.

Participaremos nas comemorações do 25 de Abril e do 1º de Maio, bem como nas festas de Lisboa, com a nossa marcha infantil e os nossos arraiais populares.

Considerando o grande êxito alcançado nas três anteriores edições, realizaremos em 2020 a 4.ª Gala de Fado da Voz do Operário.

O sucesso do nosso trabalho depende do contributo de todos, sócios, trabalhadores e amigos, a quem formulo votos de Boas Festas e um Bom 2020.

Artigos Relacionados