Voz

Ensino

Aprender sempre, cantar sempre, comunicar sempre e em comunidade sempre melhor!

O ano letivo, que agora termina, foi um período de grandes desafios e conquistas significativas para toda a nossa comunidade escolar. Professores, assistentes operacionais, crianças e famílias trabalharam, mais uma vez, em conjunto para superar adversidades e continuar a desenvolver os ideais e valores defendidos pela nossa escola. Com o final vem também um período de reflexão e aprendizagem, em que fazemos um balanço e valorizamos todo o percurso educativo e atividades realizadas ao longo do ano letivo, destacando como estas contribuíram para o crescimento da nossa comunidade escolar.

Relembramos, assim, o início do nosso ano, em que quando as primeiras folhas começaram a cair das árvores, cantamos e dançamos o outono, acolhemos todas as famílias num grande convívio, onde partilhamos momentos de diversão e interação entre todos. Os vários alunos das diferentes turmas tornaram-se autênticos chefes de cozinha e prepararam os menus para deleite das famílias, com o objetivo de angariar fundos para o nosso grande acantonamento de final de ano. 

Esta festa é também um momento privilegiado para que se crie uma relação mais próxima entre a nossa comunidade e as novas famílias, uma vez que a nossa escola procura ser um lugar de portas abertas. Acreditamos que esta relação entre a comunidade escolar e as famílias dos alunos é inestimável, pois esta parceria fortalece o processo educativo e promove um ambiente de apoio mútuo e compreensão. Além disso, a participação ativa das famílias nas atividades escolares aumenta o envolvimento dos alunos, reforçando a importância da educação e criando um sentido de pertença e responsabilidade compartilhada que é fundamental para o sucesso e desenvolvimento individual e coletivo.

Enquanto os alunos do 1º ciclo celebram a chegada do Outono, os meninos do pré-escolar festejam o Magusto no jardim, que todos os dias é usado pelas famílias depois da escola, e que neste dia é “invadido” de crianças com as suas educadoras e auxiliares, com um cheirinho de castanhas assadas no ar, para receber as suas famílias e ali passar uma tarde de convívio.

Tendo em conta os tempos que vivemos, torna-se urgente que os nossos alunos cresçam como cidadãos ativos e mais conscientes do mundo que os rodeia, uma vez que, como partilhámos, “A liberdade traz-nos responsabilidade.” 

Assim, em pleno inverno, de casaco na mão, e amor no coração, teve lugar a Festa de Natal, da Voz do Operário da Graça. Com o pretexto de prepararmos a nossa festa para as famílias, aproveitámos para refletir em conjunto de que forma podemos colaborar para um mundo melhor e mais harmonioso. Numa reflexão conjunta, todos os grupos deram, uma vez mais, o seu contributo, pensando em como “Cooperar é dar as mãos e não deixar ninguém cair.”, porque é fundamental “Acreditarmos que só com a partilha e a cooperação conseguimos construir um mundo em paz”.

Terminamos a nossa atividade letiva com os acantonamentos do pré-escolar e 1º ciclo. 

No pré-escolar os alunos vivem uns dias de acantonamento onde dão passos importantes de autonomia e crescimento. Muitas atividades radicais e cooperativas fazem o tempo passar a correr. A Natureza está sempre no cerne das atividades. 

No 1º ciclo e 2º ciclo, mais de 200 alunos juntos em comunhão com a natureza. Um trabalho de equipa incrível de professores, monitores, auxiliares e alunos, na construção de momentos que nunca mais serão esquecidos por todos. Canoagem, rappel, escalada, jogos no rio, exploração da floresta, jogos cooperativos com água, atividades de artes plásticas e muitos momentos coletivos de interação social.

São momentos como estes, em que trazemos a escola para fora das 4 paredes, em que a aprendizagem formal dá um lugar de destaque à aprendizagem informal. Em que todo o trabalho cooperativo tem a oportunidade de ser vivenciado na prática. Fortalecem-se laços de amizade e cumplicidade de uma forma que só quem vive estes momentos conseguirá perceber. 

Mais um ano letivo n’A Voz do Operário, que é sempre único e intenso, planeado e vivido como se fosse sempre um ano especial.

Consideramos que todo este percurso continua a ser fundamental para enfrentar desafios e fortalecer os laços entre professores, assistentes operacionais, crianças, famílias e a comunidade envolvente, sendo isto o que diferencia a nossa escola de todas as outras. Juntos, demonstramos que, mesmo quando achamos difícil ou nos sentimos cansados, é possível construir uma educação de qualidade, baseada na inovação, na cooperação e no cuidado mútuo. As conquistas alcançadas são um testemunho do compromisso coletivo, em que todos nos unimos, para contribuir para um futuro em que a educação ganha um novo sentido, preparando as nossas crianças para a vida em sociedade.

Artigos Relacionados