Voz

Escolas

Abriu a Creche da Ilha dos Amores no Parque das Nações

Já abriu o novo espaço educativo d’A Voz do Operário no Parque das Nações.

A Creche Ilha dos Amores, situada na Alameda dos Oceanos, tem capacidade para 84 crianças. Há duas salas de berçário com dez vagas para cada um destes espaços. Outras duas têm 14 vagas para crianças dos 12 aos 24 meses. Com 18 vagas, há outros dois espaços para crianças dos 24 aos 36 meses.

Este espaço educativo enquadra-se no programa da gratuidade das creches e foi inaugurado em janeiro com a abertura das duas salas de berçário. Também abertas estão as inscrições para as salas das crianças com entre 12 e 24 meses. Segundo a instituição, brevemente, vão estar abertas as inscrições para as meninas e os meninos dos 24 aos 36 meses.

De acordo com Nuno Abreu, diretor-geral da instituição, a abertura da Creche Ilha dos Amores insere-se na “estratégia global de alargamento da resposta educativa d’A Voz do Operário e tem como objetivo responder às grandes necessidades sentidas por inúmeras famílias no concelho de Lisboa, para aceder a uma vaga em creche”. Para Nuno Abreu, é uma forma de conseguir responder a mais famílias, “proporcionando o acesso dos seus filhos a uma vaga gratuita em creche, mas também, a oportunidade de iniciarem o seu desenvolvimento experienciando o nosso diferenciado modelo de ensino”. 

Para já, a instituição aguarda a autorização do Instituto da Segurança Social (ISS) para abrir as inscrições para as salas dos 24 aos 36 meses, situação que, segundo Nuno Abreu, “está a impedir que as famílias, desta faixa etária, tenham acesso à resposta de Creche Gratuita”. 

O diretor-geral da instituição refere que a gestão que o ISS está a fazer do acesso à Creche Gratuita, está a “subverter” o princípio que esteve na base da aprovação da gratuitidade das creches a todas as crianças. “Já solicitámos ao ISS o desbloqueio imediato desta situação e, também, reiteramos que é fundamental reforçar as comparticipações financeiras às IPSS, como garantia da qualidade do serviço público prestado à população”.

Artigos Relacionados