É no ano que agora começa que se vai assinalar os 50 anos da revolução de Abril. Há meio século, as mulheres e homens da resistência viam os primeiros rebentos das sementes lançadas à terra com tanta dor. Foram muitos os que lutaram uma vida inteira e morreram sem nunca ver a liberdade. Alguns deles, assassinados pelo fascismo. Muitos sócios e dirigentes d’A Voz do Operário foram presos e torturados. Este jornal foi condicionado e silenciado inúmeras vezes pela censura.

Nesse sentido, esta publicação vai dar à revolução, aos seus obreiros e aos seus avanços especial destaque ao longo destas próximas 12 edições. A última página dará sempre conta do que acontecia em cada mês há 50 anos e, simultaneamente, terá um artigo para lembrar direitos sociais, económicos, políticos e culturais conquistados ao longo do empolgante período revolucionário.

Nem sempre cabem nas 16 páginas do jornal todos os acontecimentos e efemérides a que gostaríamos de dar destaque. Recordamos dois: a carnificina humana que o Estado de Israel leva a cabo contra o povo palestiniano em Gaza e os 65 anos da revolução cubana. Para lá de tudo isso, a imprescindível vida associativa d’A Voz do Operário e a situação política nacional, com eleições legislativas à porta. 

O 15.º congresso da CGTP-IN vai também ser um momento de especial relevância para as mulheres e os homens que trabalham em Portugal não apenas por se tratar da maior central sindical nacional. É que esta é a organização que está por detrás da maioria das lutas que se travam no nosso país por melhores condições laborais e sociais. Não é coisa pouca. E, ainda assim, é uma realidade praticamente arredada da esmagadora maioria dos meios de comunicação apostados sobretudo em dar voz aos grupos económicos e financeiros.

Haver jornais, rádios e televisões, democráticos e plurais, que mostrem a vida dos trabalhadores e do povo é algo que praticamente se apagou com a derrota da revolução de Abril. Perante os perigos que se levantam, democratizar o jornalismo é fundamental para defender os valores de Abril.

Artigos Relacionados