Local

Ciclismo

Escalar Lisboa sobre rodas

A tradicional Subida da Rampa do Vale de Santo António em bicicleta vai acontecer já no próximo dia 15 de outubro em Lisboa.

Foi há dois anos que o Mirantense Futebol Clube e a Associação Desportiva e Recreativa “O Relâmpago” recuperaram a cronoescalada iniciada em 1941 pela encosta que leva o nome do Vale de Santo António. Os jornais da época davam conta do entusiasmo da população que se acotovelava nos passeios para ver passar os ciclistas.

Mais de oito décadas depois, 120 ciclistas dão corpo à prova que, pelo terceiro ano consecutivo, anima este bairro alfacinha. São cinco categorias – Feminino 18-45 anos Feminino +45 anos Masculino 18-45 anos Masculino +45 anos Bicicletas Eléctricas +18 anos – em esforço numa subida de 550 metros que é sempre acompanhada por centenas de entusiastas.

Com partida na Rua do Mirante, a prova consiste na subida da Rua do Vale de Santo António do início até ao seu final, na Rua dos Sapadores. O trajeto, com cerca de um quilómetro, será de grande esforço e vai desafiar a resistência dos ciclistas devido ao íngreme declive de algumas secções da subida.

Outro dos atrativos desta competição é o prémio para a varanda mais bonita, um concurso que no ano passado mobilizou vários moradores que aceitaram o repto de decorar a fachada dos prédios. A Subida da Rampa do Vale de Santo António superou as expetativas dos organizadores com a mobilização da população, do associativismo e do comércio local.

Artigos Relacionados