Local

Seixal

Seixal aposta na energia solar

A autarquia do Seixal aprovou um conjunto de apoios financeiros para que as coletividades do concelho instalem painéis fotovoltaicos nas suas sedes.

Segundo o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Santos, “este tipo de medidas visam o cumprimento do Acordo de Paris, nomeadamente o compromisso de atingir a neutralidade carbónica até 2050, incentivando o uso de energias limpas no sentido da descarbonização do concelho e permitindo reduzir os custos da fatura paga pelo movimento associativo e instituições sociais, trazendo desta forma uma maior sustentabilidade financeira e ambiental às coletividades e associações”. Para tal, foram aprovados diversos apoios financeiros a associações do concelho, para que estas possam proceder à instalação, nos seus edifícios, de sistemas solares fotovoltaicos.

Segundo nota da autarquia, a instalação destes painéis pelo movimento associativo apresenta-se “particularmente vantajosa, visto que reduz as emissões de gases com efeito de estufa, que contribuem para a descarbonização do concelho, e a autoprodução de energia conduz à redução da fatura da água, o que permite uma maior sustentabilidade financeira de qualquer instituição”. De acordo com a autarquia, o concelho do Seixal tem mais de 3 mil horas de exposição solar anual, apresentando-se a instalação de painéis fotovoltaicos como uma solução “extremamente proveitosa”.

Artigos Relacionados