Opinião

Presidente

A intervenção d’A Voz do Operário no Movimento Associativo

Manuel Figueiredo, presidente da direcção d’A Voz do Operário.

Nascida da luta dos operários contra a exploração, A Voz do Operário sempre vincou o seu carácter associativo, em que a participação dos sócios na vida da sua Associação constituiu o fator primordial para o sucesso alcançado ao longo da sua riquíssima história de 140 anos.

Tal como vimos na anterior edição do nosso Jornal, mesmo durante o fascismo, o determinado envolvimento dos sócios permitiu que os Órgãos Sociais fossem por eles eleitos, afirmando os princípios democráticos do movimento associativo.

A intervenção dos sócios na vida d’A Voz do Operário, continua a ser a marca distintiva e o fator determinante para prosseguir com êxito os seus desígnios. 

É muita e diversificada a atividade da Voz do Operário, desde a área educativa à social, passando pela desportiva e cultural, sem esquecer a publicação do Jornal, que como sabemos esteve na génese da Associação e continua a ser o meio privilegiado de contacto com os sócios.

Todavia, a atividade associativa da Instituição não se cinge ao envolvimento dos seus sócios, participando ela própria nas diferentes estruturas representativas do movimento associativo, designadamente no âmbito das coletividades e do sector social.

Deste modo, A Voz do Operário é associada da Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura Recreio e Desporto, da Federação de Coletividades do Distrito de Lisboa e da Associação de Coletividades do Concelho de Lisboa, organizações em que tem representantes nos Órgãos Sociais, nomeadamente o presidente da Direção da Confederação.

No que toca às estruturas do sector social, A Voz do Operário é associada da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade e da União Distrital das Instituições de Solidariedade Social do Distrito de Lisboa, onde o Presidente do Conselho Fiscal se encontra em representação da Voz do Operário.

Temos sido uma voz ativa no seio destas Instituições, pugnando para que tenham um papel mais acutilante junto do Governo, pelo reforço do apoio às Instituições que como a Voz do Operário prestam um relevante serviço à comunidade, o qual todavia não tem recebido do Estado as necessárias contrapartidas, designadamente nestes últimos tempos de brutal acréscimo de gastos devido à forte inflação, sem o devido reforço das comparticipações públicas.

Sabemos de várias instituições que se encontram hoje numa situação económica muito débil, com ameaça de encerramento. No caso da Voz do Operário a situação não é tão grave, embora não se possa manter a situação atual de claro défice entre os custos dos diferentes serviços prestados e as receitas que lhe estão associadas.

Também por estas razões, é muito importante prosseguir e fortalecer a participação dos sócios na vida associativa, havendo muitas formas de o fazer, tanto na atividade corrente, como nas diversas iniciativas programadas, designadamente no âmbito da comemoração do nosso 140º aniversário.

Realizámos a Sessão solene e Jantar Comemorativo do 140º aniversário, que contou com a presença de mais de 600 sócios e amigos e participámos ativamente nas comemorações do 25 de Abril e do 1º de Maio.

Voltaremos a marcar presença na Alameda D. Afonso Henriques, no próximo dia 20 de maio, na Festa de Rua no âmbito das comemorações dos 140 anos, onde de manhã teremos diferentes atividades com as nossas crianças e a partir das 15 horas concertos com a participação de Sebastião Antunes e Quadrilha e dos Clã.

Decorrem de forma frenética os preparativos da nossa Marcha Infantil (ensaios, confeção dos trajes, elaboração dos arcos e outros apetrechos) para que, sob o lema “140 anos a aprender e a ensinar”, as nossas crianças possam desfilar no próximo dia 2 de junho no Pavilhão e no dia 12 na Avenida, sempre com o brilho e a alegria contagiante a que nos habituaram.

Também a participação nos arrais populares está a ser preparada, sendo que desta vez para além do tradicional “Beco de Lisboa” na nossa sede, que será mais uma vez ponto de encontro e de convívio, marcaremos também presença com um stand no Largo da Graça.

Várias outras iniciativas estão programadas no âmbito das comemorações do 140º aniversário, onde igualmente se enquadra a 7ª Gala de Fado Voz do Operário, as quais iremos noticiando. Para todas elas, apelamos à participação dos sócios.

Artigos Relacionados