Opinião

Presidente da Direção

Estão aí as férias, mas a atividade prossegue a bom ritmo

Após mais um ano de trabalho, aí estão as merecidas férias. 2023 tem sido um ano particularmente intenso, em que para além de toda a atividade regular, se desenvolveu um vasto conjunto de iniciativas em torno da comemoração do 140º aniversário da nossa Instituição.

Realizámos a Sessão Solene e Jantar Comemorativo do aniversário, que contou com a presença de mais de 600 pessoas e paralelamente homenageámos Vítor Agostinho por uma vida dedicada à Voz do Operário, ocasião em que foi condecorado pelo Presidente da República com o grau de Comendador da Ordem do Mérito.

Marcámos presença na comunicação social, com destaque para as televisões e rádios, tanto a propósito das comemorações do aniversário como da Marcha Infantil.

Interviemos ativamente nas comemorações do 25 de Abril (participação na organização da festa da Praça Paiva Couceiro e desfile na Avenida) e do 1º de Maio, designadamente com um stand na Alameda D. Afonso Henriques.

Igualmente no âmbito das comemorações dos 140 anos, realizámos uma memorável Festa de Rua, onde num sábado preenchido com múltiplas iniciativas das nossas crianças dos diferentes espaços educativos e dos utentes do Centro de Convívio, bem como de outras instituições, designadamente do movimento associativo, demos uma vida e um colorido muito especial à Alameda, culminando com um magnifico concerto proporcionado pelas bandas “Sebastião Antunes e Quadrilha” e “Clã”, aplaudidos pelos largos milhares de pessoas presentes.

Após semanas de intenso trabalho voluntário, concluíram-se os preparativos da Nossa Marcha Infantil, que desfilou no Pavilhão e na Avenida, bem como em vários outros locais, sempre com a mesma alegria contagiante, a ternura e o encanto dos sorrisos das crianças que, sob o lema “140 anos a aprender e a ensinar”, muito dignificaram e prestigiaram A Voz do Operário.

Igualmente com a participação de muitos voluntários, preparámos e realizámos os nossos arrais populares, registando de novo grande afluência, com muitos lisboetas, mas também provenientes de outras paragens, designadamente turistas estrangeiros, que assim levaram um pouco do perfume desta Lisboa popular. Foram mais uma vez ponto de encontro e de convívio de todos os que têm um carinho muito especial pel’A Voz do Operário.

Os meninos dos diferentes espaços educativos construíram uma exposição itinerante sobre os 140 anos d’A Voz do Operário, a qual depois circulou por todos os espaços.

Em parceria com a Galeria de Arte Urbana do Município de Lisboa, foram desenvolvidos workshops nas paredes exteriores das Escolas da Ajuda e da Graça, alusivos aos 140 anos da Instituição, os quais foram concebidos e realizados pelos artistas Miguel Brum e Gnomo e contaram com a participação de crianças das duas escolas.

Nos diferentes espaços educativos foram realizados acantonamentos e festas de encerramento do ano letivo, com a participação de toda a comunidade escolar.

Está em curso a preparação do novo ano letivo, tendo as inscrições decorrido a muito bom ritmo, com as vagas praticamente todas preenchidas e filas de espera, prosseguindo assim a qualidade e inovação do ensino ministrado pela Voz do Operário, assente no Método da Escola Moderna, cujo princípio pedagógico visa aprofundar a participação cívica ativa, promovendo o interesse pelo conhecimento e pelo espírito crítico, o respeito pela diferença através da inclusão e a qualidade de vida no seio da comunidade escolar.

Prosseguem as atividades de férias de verão para as nossas crianças, com destaque para a ida organizada de crianças e jovens à praia, bem como os serviços de alimentação e apoio que prestamos a Juntas de Freguesia de Lisboa.

Foi assinado com a Câmara Municipal de Lisboa o contrato de cedência do novo espaço educativo do Parques das Nações, estando a ser desenvolvidos os preparativos para a sua breve abertura.

As comemorações do 140º aniversário continuarão até final do ano, com novas iniciativas, salientando-se a exposição que iremos ter no Rossio de 15 de setembro a 15 de outubro e a realização em novembro da 7ª Gala de Fado Voz do Operário.

Estamos também já a pensar em iniciativas d’A Voz do Operário de comemoração do 50º aniversário do 25 de Abril, que decorrerão ao longo de 2024.

Espero que as merecidas férias, sejam para todos tão boas quanto retemperadoras.

Artigos Relacionados