Voltaram as Festas Populares

Após dois anos de interrupção forçada, devido à pandemia da Covid19, estão de volta as tradicionais Festas Populares de Lisboa, que mais uma vez contarão com a participação da Voz do Operário, com os desfiles da Marcha e Infantil e a organização do nosso Arraial.

São muitos os voluntários que têm estado envolvidos nos preparativos da marcha e do arraial e que agora estão a postos para que tudo corra pelo melhor.

A nossa Marcha Infantil surgiu em 1988 em resposta a um desafio da Câmara Municipal de Lisboa, tendo participado desde então em todas as Festas Populares de Lisboa, contribuindo com a sua graciosidade e uma alegria contagiantes para esta nota de ternura muito particular com que brindam os desfiles.

Desde então, muitas crianças cantaram e cantam o hino da Marcha Infantil da Voz do Operário, cujo refrão ecoa nos nossos ouvidos por esta altura “Queremos um dia que não vem no calendário e ser felizes na Voz do Operário”, cujos autores são José Jorge Letria (letra) e Carlos Alberto Moniz (música).

A Marcha Infantil da Voz do Operário tem já uma marca indelével nas Festas de Populares de Lisboa como, entre outros reconhecimentos, o comprovam o voto de louvor aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal de Lisboa em 2016.

Este ano a Marcha conta com a participação de seis dezenas de crianças e como sempre, a sua preparação, implicou escolher o tema, desenhar os vestuários, conceber dos arcos e restantes apetrechos, pensar a coreografia, escrever as letras e compor as músicas e depois concretizar tudo, com muita costura, muita pintura, muito corte e cola.

Muitas horas de ensaios com as crianças envolvidas, para se fazer corretamente as marcações, decorar as letras e afinar as vozes, tornando possível este projeto, que de novo volta a ser recriado.

Tem como tema “As crianças e o Fado”, é ensaiada por Sofia Cruz, o figurino é da autoria de Nuno Lopes, sendo os padrinhos Cecília Henriques e Ricardo Raposo.

Para além do seu Hino, as outras cantigas da marcha deste ano têm letras de Sara Costa e Ricardo Dias e músicas de Carlos Alberto Moniz e Carlos Alberto Vidal.

Tudo está ultimado com todo o pormenor, para que mais uma vez a nossa Marcha Infantil possa encantar e encher-nos de alegria. De entre as atuações previstas estão os desfiles no Pavilhão Arena no próximo dia 3 e na Avenida na noite de 12, onde o país inteiro irá mais uma vez apreciar as nossas crianças, que tão bem representam a Voz do Operário.

Pelo meio, no próximo dia 10 teremos nas nossas instalações da Graça o desfile de diversas marchas infantis de coletividades de Lisboa, que culminará com as atuações da Marcha Infantil da Voz do Operário da marcha de adultos de São Vicente.

Também o nosso arraial “O Beco de Lisboa” está pronto para começar a funcionar, estando o seu início marcado para o próximo dia 3.

Para além do tradicional e muito acolhedor espaço do próprio arraial, o mesmo será estendido, nos dias de maior procura, para o recreio da nossa escola, além de que mais uma vez teremos o elétrico no passeio da nossa rua, a Rua Voz do Operário.

Também aqui foi muito o trabalho preparatório. Lavar e limpar tudo, pintar e retocar as paredes, arranjar as mesas, os bancos, as luzes e os enfeites, preparar o elétrico e outros equipamentos, bem como o palco, onde irão atuar os artistas que nos vão honrar com a sua presença.

Esperamos deste modo voltar a proporcionar muito agradáveis momentos convívio e de confraternização, contando com grande adesão dos sócios e amigos da Voz, neste que será um ponto de reencontro e de fortalecimento da ligação dos sócios à sua instituição, dando mais força à progressiva retoma da atividade associativa, que tão afetada esteve nos últimos dois anos.

São muitos os motivos para que este seja um grande reencontro, num espaço muito acolhedor e um ambiente de intrínseca amizade, em que a par de uma sardinha, uma entremeada, ou muitos outros bons petiscos, acompanhados das bebidas a preceito (mas com moderação) com muita música, designadamente com atuações ao vivo, estando assim reunidos todos os ingredientes para que possamos voltar a desfrutar destes momentos com toda a plenitude.

Artigos Relacionados