Opinião

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O Projeto Educativo d’A Voz do Operário e o Novo Ano Letivo

Desde a sua fundação que A Voz do Operário pugnou pelo acesso dos trabalhadores à educação, integrando no objeto da Instituição “estabelecer escolas, gabinetes de leitura e tudo quanto possa concorrer para a instrução e bem-estar da classe trabalhadora em geral e dos sócios em particular”.

Aproxima-se um novo ano letivo, momento sempre importante, representando o culminar de todo o trabalho preparatório. Registou-se um volume de matrículas muito significativo, com várias situações lotadas e lista de espera. Como é sabido, a nossa oferta abrange os níveis de Creche, Pré-escolar, 1º ciclo e 2º ciclo, distribuídos por sete equipamentos educativos (Graça, Ajuda, Restelo, Alto da Ajuda, Laranjeiro, Lavradio e Baixa da Banheira). Esperamos ainda que brevemente possamos vir a ter um novo espaço educativo no Parque das Nações.

Todavia, apesar do bom nível de inscrições, ainda existem algumas vagas pontuais, pelo que continua a fazer todo o sentido que prossigamos a divulgação da relevante qualidade da educação realizada pela Voz do Operário.

O Projeto Educativo da Voz do Operário, fruto de um importante trabalho que envolveu os diversos interlocutores, fundamenta-se no paradigma da comunicação, seguindo o modelo do Movimento da Escola Moderna, consubstanciando-se num ensino democrático, inclusivo, baseado na liberdade/responsabilidade dos alunos, em que cada um tem espaço para progredir ao seu ritmo, desenvolver a sua criatividade e as suas potencialidades e descobrir paixões e vocações.

Resulta de uma construção coletiva de reflexão sobre as dinâmicas de aprendizagem e de construção do currículo, sobre os processos de interação social no contexto da escola e da comunidade.

É sustentado em 4 eixos: Perspetiva Sociocultural; Processos e Instrumentos; Interação Escola-Comunidade; Desenvolvimento Profissional.

Na Perspetiva Sociocultural a construção do conhecimento é um processo de interação social compartilhado entre os diferentes atores, em contextos socialmente definidos, onde a sala de aula é um meio privilegiado para a participação das crianças em práticas culturalmente organizadas. A comunicação e a construção de novos conceitos ocorrem em práticas nas quais a linguagem desempenha um papel fundamental, com o desenvolvimento do pensamento num processo de diversidade, presente em todas as crianças, a representar um papel exclusivo como fonte de desenvolvimento cognitivo e social, sendo o conhecimento e o pensamento atividades socioculturais com o objetivo fundamental de informar e comunicar.

Em Processos e Instrumentos é sublinhado o processo de apoio às aprendizagens realizadas, com o estabelecimento de objetivos de trabalho coletivos e individuais, previamente acordados, que serão objeto de monitorização sistemática. A apropriação de objetos de conhecimento e de ferramentas culturais pressupõe a sua incorporação no reportório de práticas e a utilização compartilhada com os restantes membros da comunidade.

A Interação Escola-Comunidade considera a escola um espaço social onde as responsabilidades de formação, aprendizagem e desenvolvimento são partilhadas entre os vários atores educativos que para além de educadores, professores, também envolve as famílias e os trabalhadores não docentes bem como, as estruturas e organizações locais, realçando-se a importância do envolvimento familiar e os impactos positivos para as crianças, famílias, educadores e professores.

O Desenvolvimento Profissional aponta para uma prática social onde os professores asseguram a construção, a manutenção, o desenvolvimento e a inovação das próprias competências profissionais, considerando, como unidade de análise privilegiada, a comunidade de práticas dos professores integradas num projeto educativo institucional, através da construção de um património de conhecimentos, competências e modos de agir compartilhados, com vista à criação de projetos de desenvolvimento profissional.

O nosso Projeto Educativo depende antes de mais da qualidade profissional, do empenho e dedicação dos nossos trabalhadores, a quem, bem como aos alunos e encarregados de educação, formulo votos dos maiores sucessos no ano letivo que agora começa.

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