A iniciativa vai homenagear vários artistas
O salão de festas d’A Voz do Operário volta a receber a Gala de Fado no domingo, 7 de novembro, uma iniciativa que já é uma referência dentro deste género musical. A quinta edição deste evento começa às 15 horas e volta a homenagear vários artistas, num serão cuja receita vai reverter para a melhoria das condições deste histórico espaço de espetáculos.
Apesar de esta Gala de Fado ter sido criada há cinco anos, a ligação entre A Voz do Operário e o fado remonta às origens desta instituição, em 1879. Ao longo da história desta icónica associação, foram inúmeras as personalidades do mundo deste género musical que ajudaram a manter viva uma atividade regular, através de sessões de fado realizadas ou apoiadas pela instituição. Também as páginas do jornal que deu nome à Voz do Operário foram espaço para muitos autores publicarem as suas letras e defenderem o fado enquanto expressão cultural das classes trabalhadoras. É esta “relação indissociável” que se pretende continuar a celebrar, segundo os organizadores.
A iniciativa vai contar com dois momentos: o espetáculo de vários fadistas convidados e a atribuição de prémios – a Musa – a figuras que tiveram ou que têm tido um papel destacado na história e revelação do fado enquanto expressão cultural. Os artistas participam de forma voluntária com o objetivo de contribuir para a angariação de fundos para obras de requalificação do salão de festas d’ A Voz do Operário e para valorizar e divulgar o fado.
Homenageados da 5.ª edição da Gala de Fado
A 5.ª Gala de Fado d’A Voz do Operário contará com apresentação de Joaquim Nicolau.
Prémios:
Tributo – Mafalda Arnauth
Compositor – Paulo Faria de Carvalho | Mário Pacheco
Lisboa – Marina Mota
Popular – Rui Costa
Solidariedade – Joana Amendoeira
Carreira – João Casanova | Maria Armanda
Divulgação – Academia da Guitarra e do Fado
Artes e Espectáculo – Luís Aleluia
Poesia e Literatura – José Fernandes Castro
Revelação – Mafalda Vasques | Nuno Rocha
Elenco:
Ana Lains
André Batista
Célia Leiria
Sara Paixão
Carla Pires
Manuel Barbosa
Yola Dinis
Músicos:
Francisco Pereira – Guitarra
Carlos Viçoso – Viola
Nuno Lourenço – Baixo