Voz

Gala de Fado

Silêncio, que se vai cantar fado n’A Voz

A iniciativa vai homenagear vários artistas

O salão de festas d’A Voz do Operário volta a receber a Gala de Fado no domingo, 7 de novembro, uma iniciativa que já é uma referência dentro deste género musical. A quinta edição deste evento começa às 15 horas e volta a homenagear vários artistas, num serão cuja receita vai reverter para a melhoria das condições deste histórico espaço de espetáculos.

Apesar de esta Gala de Fado ter sido criada há cinco anos, a ligação entre A Voz do Operário e o fado remonta às origens desta instituição, em 1879. Ao longo da história desta icónica associação, foram inúmeras as personalidades do mundo deste género musical que ajudaram a manter viva uma atividade regular, através de sessões de fado realizadas ou apoiadas pela instituição. Também as páginas do jornal que deu nome à Voz do Operário foram espaço para muitos autores publicarem as suas letras e defenderem o fado enquanto expressão cultural das classes trabalhadoras. É esta “relação indissociável” que se pretende continuar a celebrar, segundo os organizadores.

A iniciativa vai contar com dois momentos: o espetáculo de vários fadistas convidados e a atribuição de prémios – a Musa – a figuras que tiveram ou que têm tido um papel destacado na história e revelação do fado enquanto expressão cultural. Os artistas participam de forma voluntária com o objetivo de contribuir para a angariação de fundos para obras de requalificação do salão de festas d’ A Voz do Operário e para valorizar e divulgar o fado.

Homenageados da 5.ª edição da Gala de Fado

A 5.ª Gala de Fado d’A Voz do Operário contará com apresentação de Joaquim Nicolau.

Prémios: 

Tributo – Mafalda Arnauth 

Compositor – Paulo Faria de Carvalho | Mário Pacheco 

Lisboa – Marina Mota 

Popular – Rui Costa 

Solidariedade – Joana Amendoeira 

Carreira – João Casanova | Maria Armanda 

Divulgação – Academia da Guitarra e do Fado 

Artes e Espectáculo – Luís Aleluia 

Poesia e Literatura – José Fernandes Castro 

Revelação – Mafalda Vasques | Nuno Rocha 

Elenco:

Ana Lains 

André Batista 

Célia Leiria 

Sara Paixão 

Carla Pires 

Manuel Barbosa 

Yola Dinis 

Músicos:

Francisco Pereira – Guitarra 

Carlos Viçoso – Viola 

Nuno Lourenço – Baixo

Artigos Relacionados