A comunicação social bombardeia-nos com os anúncios governamentais de investimentos ferroviários, mas a cautela leva-nos a olhar para o passado recente.

No entanto é bom lembrarmo-nos que já houve um plano designado por Ferrovia 2020, e ver como foi cumprido.

Como é extenso, deixo só alguns exemplos elucidativos. Comecemos pelo designado Corredor Internacional Norte e assinalemos as datas previstas para a conclusão dos empreendimentos, com as circulações a normais: Pampilhosa – Mangualde: 1º trimestre 2020; Mangualde – Guarda: 1º trimestre 2020; Guarda – Vilar Formoso: 1º trimestre 2019; Covilhã – Guarda: 3º trimestre de 2018.

Passemos para o Corredor Internacional Sul com os mesmos critérios: Sines – Ermidas – Grândola: 1º Trimestre de 2021; Évora – Évora Norte: 3º Trimestre de 2017; Évora Norte – Elvas: 4º trimestre de 2019; Elvas – Fronteira: 1º trimestre de 2018.

Fiquemo-nos por aqui no que respeita às infraestruturas, porque a lista é grande e o espaço é curto. Para material circulante também se anunciam mil milhões, mas a vida mostra-nos que:

Concurso para comprar material para a linha de Cascais: cancelado em 1999. Só foi comprado para o Porto; concurso para aquisição de 20 a 45 automotoras diesel ligeiras em 2001: cancelado; concurso para remodelação de 27 carruagens de serviço inter-regional, em 2001: cancelado; concurso para remodelação de 25 unidades triplas diesel, várias datas entre 2000 e 2004: cancelado; concurso para aquisição de 25+5 automotoras diesel para regionais (diesel simples ou bi-modo, isto é, diesel e elétrico) em 2009: cancelado; concurso para aquisição de material circulante elétrico para suburbano 44+8 (36 bi-tensão – para os 1500 V em corrente contínua ou 25 kV em corrente alternada – para Cascais) em 2010: cancelado.

A vida mostra que, entre o anunciado e o realizado, ao longo dos anos, vai um abismo, embora com bom proveito para as contas públicas. Gostava de acreditar que os investimentos vão ser concretizados em tempo útil, com reflexos positivos na economia do país.

O meu problema é que sendo otimista, acumulo muita experiência de vida.

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