Local

Covid-19

Novas medidas de contenção na Área Metropolitana de Lisboa

São 19 as freguesias da AML que vão continuar em estado de calamidade devido ao aumento de casos do novo coronavírus. Todas as freguesias dos concelhos de Amadora e Odivelas, seis em Sintra, duas em Loures e uma em Lisboa passam obedecer a regras mais apertadas de controlo da pandemia.

O presidente da Câmara de Loures afirmou à SIC que seria ineficaz criar um cordão sanitário no seu concelho para travar a Covid-19. Bernardino Soares defendeu que o importante é criar condições para as pessoas cumprirem o isolamento em casa, sob pena de a subsistência se sobrepor ao confinamento.

O concelho de Loures é um dos mais afetados pela subida de casos de infeção de Covid-19. Em entrevista à SIC Notícias, o autarca falou numa população com baixos rendimentos e que precisa do emprego, mas garante que estão a ser criadas as condições para que a população fique em casa sem colocar em causa a subsistência.

“O traço não é o os bairros serem municipais ou não porque nós também temos bairros onde não há nenhum problema. O traço é haver uma população com forte precariedade social, com uma parte da população imigrante e com condições de habitabilidade mais fragilizadas”, indicou Bernardino Soares.

O presidente da Câmara de Loures explicou que, para atacar os principais focos, foram enviadas para o terreno “equipas mistas da saúde e da Segurança Social, que foram a cada caso positivo, mais de 200, ver quais eram as condições daquelas pessoas”.

Artigos Relacionados