Local

Barreiro

Trabalhadores da autarquia sem água quente

Em pleno inverno, os trabalhadores da autarquia barreirense queixam-se da falta de condições dos balneários nas instalações do Nicola da Câmara Municipal. A estrutura concelhia do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local (STAL) denunciou em comunicado que nos balneários masculinos não havia água quente há pelo menos mês e meio. A situação é tanto mais grave que perante a falta de condições neste espaço a autarquia decidiu esvaziar a casa de banho, balneário e vestiário destinado às trabalhadoras municipais “por indicação superior do executivo camarário” para ser usado pelos funcionários.

Sem o espaço que lhes estava destinado, a comissão sindical alertou a Câmara Municipal do Barreiro para a situação em que estão estas mulheres e solicitou a urgente resolução do problema nos balneários masculinos e exige que o espaço que está destinado às trabalhadoras “seja mantido unicamente afeto” a estas. Já que, refere a mesma nota, “nas atividades que exigem troca de roupas, uso de uniforme ou fardamento, deverão existir locais apropriados para vestiário, dotados de armários individuais e observada a separação de sexos”.

A estrutura lembra ainda que “foram criadas expetativas aos trabalhadores logo no início do mandato” e que, volvido este tempo, a situação continua por resolver e não foram feitos “quaisquer melhoramentos para minimizar os impactos negativos a que estes trabalhadores estão sujeitos em termos de condições de trabalho”.

Artigos Relacionados