Voz

Voz

Visita à Cooperativa do Povo Portuense

No dia 17 de Fevereiro uma delegação d’A Voz do Operário visitou a Cooperativa do Povo Portuense. Foi a retribuição da visita que recebeu em Novembro último. São ambas sobreviventes do antigo movimento operário ainda do tempo da monarquia. Esta visita foi mais um passo no reatar de uma histórica relação de amizade que mantiveram durante décadas.

Na sede da Cooperativa do Povo Portuense, um edifício inaugurado em 1914, conheceram-se várias das suas valências, desde uma moderna clínica ao auditório recentemente recuperado, além de obras em curso.

Foi possível ver uma sala repleta de retratos de precursores do movimento operário português no século XIX, como José Fontana e Antero de Quental, e precursores desta cooperativa, como Inácio de Sousa (um operário tabaqueiro) e Manuel José da Silva (eleito em 1911 como o primeiro deputado marxista português). Numa reunião de trabalho, trocaram-se experiências e discutiram-se algumas possibilidades de cooperação entre as ambas as instituições.

Cooperativa dos Pedreiros

Aproveitando a oportunidade, a delegação d’A Voz do Operário visitou ainda a sede da também centenária Cooperativa dos Pedreiros do Porto.

Fundada em 1914, mantém a vertente de produção industrial, especializada em revestimentos e aplicações de granitos e mármores. Realizou um impressionante conjunto de obras que estão espalhadas por toda a cidade do Porto. E em 1989 deu origem a uma escola profissional que funciona nas suas instalações.

Artigos Relacionados