CD Histórias Magnéticas – Lançamento

Música e literatura juntas para magnetizar infâncias

Percorridos quase 10 anos de itinerância, era chegado o momento de reunir em registo discográfico os contos-concerto que dão corpo ao projeto para a infância Histórias Magnéticas, do músico Sérgio Pelágio. Depois de uma sessão de lançamento no Teatro da Voz, o CD Histórias Magnéticas continua na senda de se dar a conhecer ao pequeno grande público para o qual foi composto. 

Na bagagem, que desde 2009 Sérgio Pelágio tem vindo a compor, para a interpretação da atriz Isabel Gaivão, encontram-se seis contos musicais de diferentes épocas e origens geográficas: A galinha, de Clarice Lispector; O meu primeiro D. Quixote e Um estranho barulho de asas, de Alice Vieira; Nungu e a senhora hipopótamo, de Babette Cole; Enquanto o meu cabelo crescia, de Isabel Minhós Martins; e A bomba e o general, de Umberto Eco. Este último, escrito em 1966, marcou o arranque do projeto. Nele, Eco aborda a ameaça atómica, os efeitos destruidores da guerra e a importância do papel da paz na formação das comunidades. Meio século depois, o tema assume uma preocupante actualidade, para a qual o conto-concerto pretende chamar à atenção convidando todos a refletir sobre o papel de cada um no rumo da história.

Ao longo dos anos, estes contos musicais têm circulado intensamente por bibliotecas, escolas e outros lugares pelo país fora, para além de uma tournée internacional pela rota da língua portuguesa, que os levou, entre outras paragens, a Cabo Verde,Timor e Macau, e mais recentemente, a Paris, no âmbito da Semana das Culturas Estrangeiras, numa iniciativa promovida em parceria com o Instituto Camões, em Setembro de 2018.

O registo discográfico agora apresentado é uma co-edição da associação Produções Real Pelágio e da editora BOCA – Palavras que alimentam, com o apoio da Direção Geral das Artes, da Câmara Municipal de Lisboa e da SIB A Voz do Operário. O CD conta ainda com ilustrações da autoria de Sofia Pelágio, 9 anos, aluna do 3º ano do Espaço Educativo da Graça – A Voz do Operário. 

O fascínio de ouvir contar histórias, ontem como hoje

“Eu e a Isabel somos do tempo dos singles com histórias infantis – para quem não sabe, eram discos em vinil, com apenas uma faixa de cada lado como A carochinha ou O macaco do rabo cortado. Era teatro radiofónico narrado e sonorizado de uma forma muito exagerada e nós gostávamos muito. Na altura dos nossos filhos esses discos já não existiam. Foram substituídos pelos filmes, que tornaram a presença da imagem imprescindível. Mas nós nunca deixámos de contar histórias e de contrariar esta contaminação pela imagem, não só porque é muito desafiante e divertido contar histórias “à antiga” mas também porque fazê-lo continua a estimular sem limites e sempre de maneiras diferentes a imaginação de qualquer criança (ou adulto)”, explica Sérgio Pelágio.

 “Primeiro como pai e mãe contadores de histórias e agora já com quase dez anos de Histórias Magnéticas, a experiência mostrou-nos que o hábito de ouvir contar boas histórias torna as crianças mais curiosas, inteligentes e calmas.

O que pretendemos é perpetuar esta actividade humana tão antiga, directa e bela a partir de histórias de geografias, épocas, estilos e autores muito diferentes. Quanto à guitarra, procurei apenas que esta funcionasse como uma extensão da voz da Isabel, acentuando aqui e ali determinados momentos da narrativa. Espero que, na sua invisibilidade, estes sons possam fundir-se em harmonia com a musicalidade própria de cada história”, acrescenta o guitarrista.

Percurso dos autores

Sérgio Pelágio iniciou os seus estudos musicais em guitarra clássica com 12 anos. Mais tarde, descobriu o jazz e a música improvisada e tocou, entre outros, com David Liebman, Andy Sheppard, Graham Haynes, Norma Winston, John Abercrombie, Bernardo Sassetti e Mário Laginha, com quem gravou Hoje (1994, Farol Música Lda). Em 1992, criou o grupo Idefix e editou Idefix live (1992, Miso Records). Compôs para os coreógrafos Paulo Ribeiro, Paula Massano, João Galante e Teresa Prima. Em 1998, fundou com Sílvia Real as Produções Real Pelágio,  dupla responsável pela trilogia Casio Tone, Subtone e Tritone. Em 2002 editou Bandas Sonoras para peças de Francisco Camacho e Vera Mantero 1993-97 (2002, Miso Records). Colabora com o contrabaixista Mário Franco, tendo gravado Our Door (Toap Records 2013) e Rush (Nischo Records 2018). Criou em 2009 o projeto para a infância Histórias Magnéticas, ao qual acrescenta de tempos a tempos novos contos musicados. 

Isabel Gaivão estudou teatro na Escola Superior de Teatro e Cinema em Lisboa e no Herbet Berghof Studio em Nova Iorque. Trabalhou em televisão e teatro com diversos encenadores, como JER (ensemble Jer), Luís Castro (Karnart) e Alexandre Lyra Leite (Inestética), e participa regularmente em aulas de expressão dramática para crianças. Colabora com Sérgio Pelágio em Histórias Magnéticas desde o início do projeto. 

O CD Histórias Magnéticas encontra-se disponível em www.boca.pt, no bar A Janela da Voz e no Teatro da Voz (Travessa de São Vicente, 11) com preço reduzido para os sócios VO. Pelo país, nas seguintes livrarias: Baobá, Ler Devagar, Poesia Incompleta,Tigre de Papel (Lisboa) | Bruaá (Figueira da Foz e Coimbra) | Centésima Página (Braga) | Faz de Conto (Coimbra) | Fonte de Letras (Évora) | Gigões e Anantes (Aveiro) | Ler Devagar (Óbidos) | Salta Folhinhas, Ufalufa (Porto)

Mais informação sobre o projeto em historiasmagneticas.blogspot.com e em @ashistoriasmagneticas

Próximas sessões de lançamento* 


Histórias, ateliers e conversas magnéticas à solta 

Cine-Teatro de Torres Vedras 10.02 (16h30)
Livraria Centésima Página (Braga) 16. 02 
FNAC Porto (MAR Shopping) 17.02 (16h30) 
FNAC Cascais 2.03 (17h30) 
FNAC Alfragide 3.03 
Livraria Baobá 9.03 (16h) 
FNAC Chiado 16.03

*salvo alterações posteriores à publicação deste artigo 

Ilustrações das histórias que compõem o CD, da autoria de Sofia Pelágio, 9 anos, aluna do 3º ano do 1º Ciclo do Espaço Educativo da Graça – A Voz do Operário

Artigos Relacionados