Local

Desporto popular

Enchente para ver a subida da Rampa do Vale de Santo António

Este ano, com a maior participação dos últimos anos, as ruas ficaram, uma vez mais, engalanadas de faixas e bandeiras. Os vizinhos aderiram também, decorando as suas varandas e, desta vez, houve lugar para uma tarde de música e convívio com bancas de comida e bebida.

A cada edição, o número de participantes e espectadores aumenta. Desta vez, até o sol fez questão de marcar presença. O Mirantense Futebol Clube e a Associação Desportiva e Recreativa “O Relâmpago” uniram-se, uma vez mais, para a organização da 15.ª “Rampa do Vale de Santo António”, a quarta da era moderna. A prova criada em 1941 apagou-se com o tempo mas no seu auge os jornais da época davam conta do entusiasmo da população que se acotovelava nos passeios para ver passar os ciclistas. Também com o apoio d’A Voz do Operário e outras coletividades, em 2021, voltou em força como prova de que o associativismo e o desporto popular continuam vivos na cidade de Lisboa.

Bem cedo, os participantes pedalaram no seu melhor para ‘escalar’ a subida com o apoio e os aplausos das muitas centenas de pessoas que se juntaram ao longo da rua. Cerca de 120 ciclistas deram corpo à prova que, pelo quarto ano consecutivo, anima este bairro alfacinha. Foram cinco categorias – Feminino 18-45 anos Feminino +45 anos Masculino 18-45 anos Masculino +45 anos Bicicletas Eléctricas +18 anos – em esforço numa subida de quase 500 metros. A Subida da Rampa do Vale de Santo António superou, uma vez mais, as expetativas dos organizadores com a mobilização da população, do associativismo e do comércio local.

Artigos Relacionados