Opinião

Tempo de férias, balanço e perspetiva

Estamos a concluir mais um ano de muito e profícuo trabalho, sendo bem merecidas as férias que aí temos pela frente.

A atividade tem prosseguido a muito bom ritmo, cumprido o Plano de Atividades aprovado pelos sócios, salientando-se que toda ela tem como pano de fundo a comemoração dos 50 anos da Revolução do 25 de Abril.

Foi neste âmbito que homenageámos o Arquiteto Álvaro Siza Vieira, na muito participada Sessão Solene e Jantar Comemorativo do 141º aniversário, figura ímpar na arquitetura nacional e mundial e ao mesmo tempo um grande homem de Abril, com uma muito relevante intervenção cívica, sendo para A Voz do Operário uma grande honra passar a contar com tão insigne sócio honorário.

Em parceria com o Movimento Democrático de Mulheres, realizámos uma sessão dedicada às “Mulheres de Abril na resistência ao fascismo”, tendo sido descerrada uma placa em homenagem a Maria Alda Nogueira, lembrando ter sido professora n’A Voz do Operário.

A nossa atividade letiva teve o incremento previsto, tendo-se concretizado a abertura de novas salas e a entrada em funcionamento do novo espaço educativo da Ilha dos Amores (Parque das Nações).

Tivemos uma grande participação nas comemorações do 50º aniversário da Revolução do 25 de Abril, desde logo na organização da festa da Praça Paiva Couceiro, bem como no desfile na Avenida, para onde mobilizámos muitas centenas de crianças, trabalhadores d’A Voz, sócios e amigos, desfilando num quadrado próprio e que culminou com uma memorável atuação do coro das nossas crianças no palco do Rossio.

Mais uma vez marcámos presença nas comemorações do 1º de Maio, com um Stand na Alameda D. Afonso Henriques, onde também realizámos atividades várias destinadas às crianças, divulgando deste modo o trabalho desenvolvido n’A Voz do Operário.

Com intenso trabalho, incluindo muito voluntário, efetuaram-se todos os preparativos para que a nossa Marcha Infantil, tenha desfilado com um retumbante êxito, tanto no Pavilhão como na Avenida, bem como em vários outros locais, sempre com a mesma alegria contagiante, a ternura e o encanto dos sorrisos das crianças que, este ano com o lema “Cinquenta anos do 25 de Abril”, muito dignificaram e prestigiaram A Voz do Operário. Sim, porque num ano em que se comemoram os 50 anos da Revolução, a Câmara Municipal de Lisboa, achou por bem (bem mal…) ter como tema “Lisboa e o Tejo”. Mas não evitaram que Abril estivesse presente, com o grande impacto que lhe foi dado pela nossa Marcha, na sua coreografia, nos fatos, nos arcos e nas canções entoadas, onde não faltou um trecho da Grândola Vila Morena.

Igualmente com muito trabalho voluntário, realizámos os nossos arraiais populares, na sede e no Largo da Graça, registando de novo grande afluência, incluindo muitos turistas, que assim levaram um pouco do perfume desta Lisboa popular.

Os meninos dos diferentes espaços educativos construíram uma exposição itinerante sobre os 50 anos da Revolução do 25 de Abril, a qual circulou por todos os espaços educativos.

Realizaram-se acantonamentos e festas de encerramento do ano letivo, com a participação de toda a comunidade escolar e prosseguem as atividades de férias de verão para as nossas crianças, com destaque para a ida organizada à praia, bem como os serviços de alimentação e apoio que prestamos a Juntas de Freguesia de Lisboa.

Está em curso a preparação do novo ano letivo, tendo as inscrições decorrido a muito bom ritmo, com as vagas praticamente todas preenchidas e filas de espera, prosseguindo a qualidade e inovação do ensino ministrado pel’A Voz do Operário. Mesmo assim, ainda restam algumas vagas pontuais, pelo que todos os sócios e amigos que tenham crianças em condições de frequentar os nossos espaços, devem contactar os serviços para averiguar da possibilidade da sua matrícula n’A Voz do Operário.

Também este ano iremos comemorar os 145 anos da fundação do nosso Jornal e estamos a preparar a 8ª Gala de Fado Voz do Operário, que se vai realizar no dia 10 de novembro e contará de novo com um belíssimo elenco. A sua apresentação será desta vez feita no Museu do Fado, importante apoiante nesta realização, no dia 19 de setembro. 

Desejo aos trabalhadores d’A Voz, a todos os sócios e amigos, umas belíssimas férias, que sejam para todos tão boas quanto retemperadoras, até porque temos pela frente mais um ano rico e desafiante para o futuro da Voz do Operário.

Artigos Relacionados