Local

Desporto

Bicicletas voltam à Rampa do Vale!

Pelo segundo ano consecutivo, o Mirantense Futebol Clube e a Associação Recreativa e Desportiva “O Relâmpago” organizam a prova. VICTOR TORRES

É já no próximo dia 16 de outubro (domingo), pelas 10h, que dezenas de ciclistas voltam a desafiar a gravidade, na histórica subida da Rampa do Vale. A prova leva os participantes a suar para percorrer, em pedais, 550 metros da inclinada rampa da Rua do Vale de Santo António, na freguesia de São Vicente, em Lisboa. 

A primeira edição desta prova realizou-se há mais de oitenta anos e, desde o ano passado, que o Mirantense Futebol Clube e a Associação Recreativa e Desportiva “O Relâmpago” (ADRR) combinam esforços na organização deste encontro de desporto popular. 

Aberto a todos, o desafio funciona em formato de contra-relógio e tem como objectivo, segundo os organizadores, “dar azo ao reviver desta prova, para muitos esquecida na espuma das décadas mas que, desde o ano passado, tem gerado burburinho e entusiasmo entre ciclistas e amigos do ciclismo em geral.”. 

As inscrições esgotaram, e por isso a prova terá uma participação superior à do ano passado (que contou com cerca de 60 pessoas), com mais de 100 ciclistas, entre os quais 19 mulheres, cuja participação também aumentou, face à edição de 2021. Mas este ano, não são apenas as duas rodas que concorrem. Os moradores da rua poderão tentar vencer o “Prémio da Varanda Mais Bonita e Enfeitada”, desafio lançado também nas provas originais, dos anos 40.

Artigos Relacionados